Skip to main content
Notícias

Com apoio da OAB SP, CCJ aprova desconto de honorário advocatício diretamente de benefício previdenciário

By 29 de junho de 2022julho 5th, 2022No Comments
CCJ aprova desconto de honorário advocatício diretamente de benefício previdenciário

De acordo com o texto aprovado, o desconto não poderá ultrapassar o limite de 30% do benefício

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou ontem (28) proposta que autoriza o desconto de honorários advocatícios diretamente do benefício previdenciário recebido pelo cliente em processo administrativo. Essa propositura tem apoio da Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP).

Atualmente, a Lei de Benefícios da Previdência Social não prevê o desconto direto dos honorários, como consequência de decisão administrativa favorável ao segurado.

O relator, deputado Ricardo Silva (PSD-SP), apresentou substitutivo ao Projeto de Lei (PL) 4830/20, do deputado Rodrigo Coelho (PODE-SC). De acordo com o novo texto, o desconto não poderá ultrapassar o limite de 30% do benefício.

Em sua fala, durante a apreciação do substitutivo na CCJ, o relator agradeceu a presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, a presidente da Comissão de Direito Previdenciário da Secional, Adriane Bramante de Castro Ladenthin, e o presidente da Subseção de Ribeirão Preto – cidade onde ele reside –, Alexandre Meneghin Nuti, pelo apoio à propositura. “Quero saudar a todos que estiveram nesta missão de reformular este PL, que será o maior divisor de águas da advocacia previdenciária brasileira”, reiterou Silva.

Em substitutivo aprovado anteriormente pela Comissão de Seguridade Social, a previsão era de que o Conselho Nacional de Previdência Social definiria o percentual do desconto. O projeto original previa que o limite máximo seria definido pela Secional da OAB do local de prestação dos serviços.

A proposta foi analisada em caráter conclusivo e, portanto, poderá seguir para o Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário.

 

Com informações da Agência Câmara de Notícias