A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo anunciará nos próximos dias a data de início da Campanha CAASP de Vacinação contra Gripe 2021. O setor de Promoção à Saúde da Caixa de Assistência está finalizando o cronograma de visitas das equipes de imunização às Subseções da OAB SP e todos os detalhes operacionais. O preço para advogados e advogadas será o menor já cobrado pelo procedimento, perfazendo uma queda constante ano a ano desde o início da atual gestão. Em 2019, a Caixa reduziu o preço de 65 para 58 reais; em 2020, de 58 para 57 reais e, agora, em 2021, para 52 reais. Advogados e advogadas com idade a partir de 65 anos, mais uma vez, não pagam nada.
“A expectativa de todos de serem imunizados contra a Covid-19 não diminui a importância de se vacinar contra a gripe, doença que em alguns casos também é letal, principalmente para as pessoas mais idosas”, salienta a vice-presidente da Caixa, Aline Fávero, responsável pela área de saúde da entidade.
Como amplamente divulgado, a vacina da gripe não tem efeito sobre o coronavírus, cujas vacinas por ora estão proibidas de serem adquiridas por entes privados. Porém, ao imunizarem-se contra gripe as pessoas colaboram para desobstrução dos postos médicos e facilitam o diagnóstico dos casos de infecção pelo Covid-19.
A Campanha CAASP de Vacinação contra Gripe, que em 2020 alcançou mais de 40 mil pessoas, entre advogados, advogadas e dependentes, protege contra os vírus Influenza e H1N1.
As guias deverão ser adquiridas antecipadamente e exclusivamente pela Internet, no site da Caixa de Assistência (www.caasp.org), a partir de data a ser informada.
A GRIPE – Doença altamente contagiosa, é transmitida por gotículas respiratórias que facilmente se disseminam no meio ambiente. Ações simples como lavar as mãos e evitar tocar boca e nariz podem evitar contaminação com o vírus influenza.
Como muitas vezes não se pode evitar o contato com pessoas infectadas, a solução mais eficaz é tomar a vacina, indicada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como maneira efetiva de se prevenir contra a doença, que pode mudar a rotina de vida do paciente e determinar a ausência ao trabalho.
A vacina contra gripe não pode ser administrada em indivíduos com histórico de reação alérgica a componentes do ovo, timerosal (Merthiolate), neomicina e em estado febril. Passada a fase da febre, a vacina pode ser aplicada normalmente.
Nas primeiras 48 horas após a aplicação, podem surgir reações locais como dor leve, vermelhidão ou endurecimento no local da aplicação e, na pior das hipóteses, febre baixa. O início da proteção dá-se entre o décimo e o décimo-quarto dia após a aplicação.