A CAASP realiza de 30 de outubro a 30 de novembro a segunda fase da Campanha de Saúde Bucal 2023, esta em consultórios credenciados nas cidades em que a entidade não possui serviço odontológico próprio.
Gratuitamente, advogados, estagiários, dependentes e agregados cadastrados na Caixa de Assistência* poderão passar por inspeção e receber orientações sobre higiene bucal, ser submetidos a procedimento profilático e, se necessário, aplicação tópica de flúor.
– Clique aqui para consultar a rede odontológica referenciada da CAASP, por cidade
– Clique aqui para adquirir a guia de participação
“A boa saúde bucal é indispensável à boa saúde geral. Uma higiene bucal deficiente pode acarretar até doenças cardíacas, não apenas problemas nos dentes e gengivas”, afirma o vice-presidente da CAASP, Adib Kassouf Sad, responsável pela área de saúde da entidade.
“A saúde bucal não pode ser descuidada, e a CAASP oferece, gratuitamente, uma oportunidade única de checagem e higienização completas. Não deixem de participar”, convida a presidente da entidade, Adriana Galvão.
Em casos extremos, uma higiene bucal deficiente pode desencadear uma doença chamada endocardite bacteriana. Tudo começa na placa bacteriana, que provoca uma inflamação na gengiva, que por sua vez causará uma periodondite, que é a inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes.
Caso bactérias encontrem uma brecha de entrada na circulação, irá direto para o endocárdio, camada interna do coração, onde estão as válvulas cardíacas. Alojada nessa região, a bactéria provocará infecção das válvulas.
Apesar de se desenvolver de forma lenta, se o quadro não for tratado rapidamente a infecção pode evoluir e provocar alterações importantes no funcionamento das válvulas cardíacas, podendo chegar a sua completa destruição.