A CAASP concluiu no dia 10 de fevereiro a entrega das doações da advocacia às famílias vitimadas pelas fortes chuvas que atingiram várias regiões do Estado de São Paulo. A entidade assistencial, em conjunto com a Comissão de Ação Social e Cidadania da OAB SP, recebeu doações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, além de quantias em dinheiro. Os donativos foram destinados aos municípios de Franco da Rocha, Caieiras e Francisco Morato, onde se encontram advogados e advogadas vitimados pelas chuvas, além de Jaú, onde a entrega será feita nos próximos dias.
Ao todo a Caixa de Assistência recebeu 48,8 quilos de sabão em pó, 372 rolos de papel higiênico, 166 litros de água sanitária, 104 litros de desinfetante entre outros itens de limpeza e higiene pessoal. Quanto aos alimentos, foram doados 68 quilos de arroz, 31 quilos de feijão, 28 quilos de açúcar, 22 quilos de macarrão e vários outros produtos, como bolachas, temperos, leite condensado, sal, molho de tomates etc. Também foram entregues várias peças de roupa e calçados.
Esses itens foram divididos entre os municípios de Franco da Rocha, Caieiras e Francisco Morato. A distribuição dos itens nessas localidades foi feita pelos funcionários da entidade Luiz Líbano Sobrinho Moura e Daniel de Paiva Lopes (foto). Em Francisco Morato, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Cláudia Gonçalves Gusmão, recebeu pessoalmente os donativos da advocacia.
Já os valores em dinheiro, arrecadados pela entidade via chave PIX, somando o montante de 7,5 mil reais, foram divididos em três parcelas de 2,5 mil reais e enviados para os Fundos Sociais de Solidariedade de Franco da Rocha e Francisco Morato. O Fundo Social de Solidariedade de Jaú optou por receber a doação em produtos. Assim, a CAASP está finalizando a compra de alimentos, itens de higiene pessoal e limpeza para encaminhar a remessa equivalente ao município.
“Conseguimos enviar rapidamente as doações emergenciais recebidas. Agora, prestamos contas à advocacia, que ouviu nosso chamado e se mobilizou em prol das vítimas da chuva. Se a solidariedade é um preceito dos colegas, a transparência é o valor da nossa gestão”, afirma Solange de Amorim Coelho, diretora-tesoureira da CAASP. No último dia 7 de fevereiro, Solange e a diretora Lúcia Bludeni inspecionaram as doações entregues na sede da entidade, a fim de que fossem iniciados os trabalhos de distribuição dos produtos arrecadados.
“Graças ao empenho das diretoras que se envolveram diretamente no socorro aos colegas, bem como dos nossos colaboradores, e à parceria com a Comissão de Ação Social e Cidadania da OAB SP, a campanha aliviará o sofrimento de muita gente. A chave para o êxito de iniciativas como esta é justamente a união das entidades”, afirmou a presidente da Caixa de Assistência, Adriana Galvão.