Assim como lutar, descansar também é revolucionário, diz Dione Almeida

By 16 de outubro de 2023outubro 20th, 2023No Comments
conferencia mulheres advogadas

Diretora secretária-geral adjunta da OAB SP participou da Conferência Regional das Mulheres Advogadas

A luta pela igualdade e a pressão ditada pela sociedade em relação às identidades estereotipadas de gênero foram duas das muitas pautas debatidas na última Conferência Regional das Mulheres Advogadas, realizada no dia 6 de novembro, em Ribeirão Preto.

O painel, promovido pela Comissão das Mulheres Advogadas e pelo Universo OAB durante a 12ª CRADV (Conferência Regional da Advocacia), contou com duas palestras sobre Liderança Feminina, ministradas pela diretora secretária-geral adjunta da OAB SP, Dione Almeida, e pela psicanalista e diretora do IBDFAM, Giselle Groeninga, além da participação de autoridades de peso e membros da entidade.

“Em nome das mulheres, eu digo: nós lutamos todos os dias pelo respeito e igualdade de gênero, mas precisamos lembrar que descansar também é revolucionário. Essa conferência é um lembrete de que nós devemos continuar buscando os nossos direitos, mas sem deixar de sermos felizes no percurso. Precisamos nos apoiar, acolher e reivindicar nosso lugar onde quer que as mulheres queiram chegar ”, diz a advogada.

Em complemento, Giselle Groeninga reforçou a importância em identificar as diferenças entre homens e mulheres para que a busca pela paridade entre os mesmos seja possível.

“Nós não podemos nos pautar pela régua da sociedade, porque geralmente esta é masculina. Nós já passamos por várias ondas de feminismo e, ainda assim, a identidade estereotipada de gênero é um peso para nós. Por isso, não podemos esquecer que a nossa liberdade começa onde começa a liberdade do outro”, finaliza a psicanalista.

Todos os problemas e “mais alguns”

Compondo a roda de conversa promovida pela Conferência das Mulheres Advogadas, a presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, abordou o orgulho em ser a primeira mulher a ocupar a presidência da entidade e as iniciativas que a gestão tem tomado para promover cada vez mais a liderança feminina na prática.

“Desde que a gente inventou esse formato da Conferência das Mulheres Advogadas nas Regionais, fico feliz em saber que temos um espaço para explicar a todos que nós, mulheres advogadas, enfrentamos todos os problemas apontados durante as trilhas apresentadas anteriormente e “mais alguns”. E é para falar desses “mais alguns” que nós estamos aqui. Para compreendermos que os ataques, assédios e mais são problemas estruturais e nunca serão nossa culpa. A responsabilidade é nossa e deles, homens, em enfrentar cada um desses obstáculos e resolvê-los juntos”, finaliza a presidente da OAB SP.

12ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23)

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) realiza em Ribeirão Preto, nesta sexta-feira (6), a 12ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23). O evento aconteceu na Unip (Universidade Paulista), das 8h às 18h30, com a participação de 15 subseções: ltinópolis, Batatais, Brodowski, Cajuru, Franca, Guará, Igarapava, Ituverava, Miguelópolis, Morro Agudo, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, São Joaquim da Barra e Sertãozinho.

Em um novo formato, promovida pelo Universo OAB SP – composto pela Ordem paulista, suas subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior da Advocacia (ESA) e OABPrev-SP –, a Conferência teve discussões voltadas à transformação de mercado e das relações sociais, em especial com o advento de novas tecnologias, fomentando outras formas de trabalho e áreas de atuação.

Ao todo, serão 14 Conferências por todo o Estado, mais de 220 palestrantes e sete “trilhas de aprendizagem” para diversos públicos do universo jurídico: advogados e advogadas, jovem advocacia, estudantes de Direito, além de diretores e colaboradores da Ordem. Nas 11 edições anteriores (Santos, Jundiaí, Guarulhos, Osasco, São Carlos, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, Leme, Presidente Prudente, Sorocaba e Bauru), a CRADV23 reuniu mais de seis mil participantes. Os dois últimos encontros serão em São José dos Campos (29/10) e São Paulo (16 e 17/11).