O VI Colégio de Presidentes de Caixas de Assistência dos Advogados compôs a programação da 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, realizada no Expominas, em Belo Horizonte, na manhã de terça-feira (28). O encontro, do âmbito da Concad (Coordenação Nacional das Caixas de Assistência de Advogados), reuniu dirigentes das entidades assistenciais de todo o Brasil para compartilhar experiências, inovações e traçar compromissos para a assistência da advocacia em todo o Brasil.
Adriana Galvão, presidente da CAASP e coordenadora da Concad Mulher, apresentou as iniciativas pioneiras da entidade paulista, destaque para a criação da primeira Casa de Apoio e Acolhimento da Advocacia, destinada a advogados e advogadas em tratamento oncológico no Hospital de Amor, de Barretos (SP). Outros programas, como o auxílio a vítimas de violência doméstica, a CAASP Itinerante e os Espaços Vida (salas de aleitamento nas Subseções da OAB SP), também foram mencionados.
Como Concad, podemos fazer com que esses benefícios sejam ampliados para todo o Brasil, afirmou Adriana. Primeira mulher a presidir a CAASP, ela ressaltou a importância da mulher advogada dentro do sistema OAB e a atenção à sua saúde física e psicológica: A saúde da mulher reverbera na saúde das famílias e, portanto, de toda a advocacia.
Eduardo Uchôa Athayde, coordenador da Concad (Coordenação Nacional das Caixas de Assistência de Advogados) abriu o encontro agradecendo a participação das lideranças das Caixas estaduais e aos advogados da plateia. Compuseram a mesa de honra, também, o conselheiro federal da OAB e presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida), Felipe Sarmento; e os presidentes das Caixas de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG), Gustavo Chalfun; de Pernambuco, Anne Cabral; do Paraná, Fabiano Augusto Baracat; e da Bahia, Mauricio Leahy, além da vice-presidente da CAAMG, Vanja Honorina.