Skip to main content
CarrosselInstitucionalNotícias

500 mil inscritos em SP e sedes renovadas por todo o estado são temas da Sessão do Conselho Pleno da OAB SP 

By 30 de agosto de 2023No Comments

Encontro secional teve ainda homenagens e prestação de contas sobre as inovações realizadas pela atual gestão

A 2.502ª Sessão Ordinária do Conselho Pleno, da OAB SP que ocorreu na última segunda-feira (28), foi aberta com um discurso emocionado de Antonio Claudio Mariz de Oliveira para celebrar os 80 anos da AASP – Associação dos Advogados de São Paulo. 

“Temos as nossas vozes individuais, principalmente quando as nossas prerrogativas estão sendo violadas, mas todas essas instituições unidas representam a força da nossa voz coletiva, a voz da advocacia, aquela que nunca se cala”, afirmou Mariz, ex-presidente das duas instituições. 

O atual presidente da AASP, Eduardo Mange, lembrou da trajetória de Mariz, que defendeu a advocacia e a democracia em anos de chumbo, e reforçou que as duas entidades se mantém unidas, lutando em diversas frentes.  

“A OAB e a AASP abraçam causas comuns a todos nós, como o projeto de lei que aumenta as custas no estado de São Paulo e o ponto da reforma tributária que aumenta o imposto da advocacia”, lembrou Mange.  

Um marco histórico levou a outro, e o vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica, anunciou que a Ordem entregará, na próxima quarta-feira (30), a carteira de número 500 mil.   

Acompanhe os tema debatidos:

Comissão de Fiscalização aprovada

Ficou firmada, nesta reunião, nova regulamentação sobre a Turma de Publicidade do Tribunal de Ética, que cria a Comissão de Fiscalização e a 28ª Turma Disciplinar. “A comissão terá um papel pré-processual, de investigação, que tem como primeiro objetivo orientar o advogado para que ele tenha tempo de se adequar à conduta ética”, afirmou Josué Justino do Rio, conselheiro relator.

Plano de obras, novos endereços e economia

Garantir economia e ambientes dignos de trabalho para a advocacia foram alguns dos objetivos do plano de obras apresentado por Daniela Magalhães, secretária-geral da OAB SP.  

Com a criação de um novo projeto geral, foram desenhados layouts padrões para atender às necessidades de cada cidade, partindo como base o número de advogados inscritos em cada região.

“O novo layout é um padrão, prevê espaços de coworking e salas flexíveis em todas as unidades. Antes, as triagens de atendimento à população eram feitas nas garagens das casas que serviam como sede. Agora, esse serviço vai para as salas multiuso, o que dá mais dignidade ao advogado e à população atendida”, afirma Daniela.

A preocupação ambiental também está no projeto geral, que prevê torneiras econômicas e a instalação de bombas de coleta de água de chuva.  

Na capital, uma reorganização de prédios vai gerar uma economia mensal de, aproximadamente, R$ 100 mil. “A ESA, que ficava no largo da Pólvora, no centro, e precisava de uma equipe de segurança para garantir o acesso à unidade, vai para avenida Paulista”, registra Daniela. A inauguração da Escola Superior de Advocacia (ESA) será nesta quinta-feira (31), às 19h.

A Comissão de Prerrogativas e o Tribunal de Ética, que antes ficavam na Sé, vão migrar para a rua  Maria Paula. Com o espaço vago na Sé, haverá mais salas e espaços de audiência no local.

Jogos da Advocacia Paulista

A Caixa de Assistência ao Advogados de São Paulo (CAASP) comemorou a marca de mais de 1.300 inscritos nos 1º Jogos da Advocacia, que ocorrem de 6 a 10 de setembro, na cidade de Bebedouro.