CarrosselNotícias

40º Exame de Ordem Unificado está com inscrições abertas até dia 16

By 9 de janeiro de 2024No Comments

Primeira fase será dia 24 de março; realização das provas é acompanhada por Comissão da OAB SP em 23 polos, e prazo para pedir isenção da taxa de inscrição vai até dia 16

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) abriu o período de inscrições para o 40º Exame de Ordem Unificado (EOU). As inscrições podem ser feitas pela Internet, no site da Fundação Getulio Vargas, até as 17h do dia 16 de janeiro. Neste ano, a taxa de inscrição é de R$ 320.

Podem se inscrever candidatos que sejam bacharéis em Direito (ainda que a colação de grau esteja pendente), formados em instituição regularmente credenciada; portadores de diploma estrangeiro com prazo de revalidação até o primeiro semestre de 2024; ou estudantes de Direito que comprovem estar matriculados nos últimos dois semestres ou no último ano do curso de graduação em Direito até o primeiro semestre de 2024.

Também está aberto, até o dia 16 de janeiro, o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição. Pode fazer o pedido quem estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e comprovar hipossuficiência de recursos financeiros para pagamento da taxa.

O 40º Exame de Ordem inclui uma nova medida de segurança na inscrição: a partir de agora, deverá ser anexada uma foto 3×4 do rosto do examinando em formato JPEG ou JPG. A fotografia anexada poderá ser confrontada com a imagem do participante durante as etapas do processo.

Primeira fase

A primeira fase do Exame de Ordem, que é a prova objetiva, está marcada para o dia 24 de março. A segunda fase, a prova prático-profissional, será realizada em 19 de maio. No Estado de São Paulo, o Exame de Ordem é realizado em 23 polos e a realização das provas é acompanhada pela Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) por meio de lideranças e membros em cada um dos polos.

“A Comissão, no desempenho de seu trabalho, busca, acima de tudo, a humanização das relações, em especial no que pertine aos futuros colegas de profissão, para que se sintam sempre bem-vindos. Contamos com a colaboração voluntária de mais de 200 advogados e advogadas em todo Estado de São Paulo”, afirma Fábio Goulart, vice-presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB SP.

O 39º Exame de Ordem ainda está em andamento, com realização da segunda fase no dia 21 de janeiro. No 38º Exame, o Estado de São Paulo registrou 34.816 inscritos na primeira fase, com aprovação de 5.990. Já na segunda fase, foram 16.486 inscritos, sendo aprovados 4.798.

O número de inscritos na segunda fase também inclui examinandos do Exame de Ordem anterior que requereram reaproveitamento do resultado da primeira fase daquele Exame, conforme indica o edital.

Goulart destaca algumas dicas para quem está se preparando para o certame: “Conheça o local onde a prova será realizada, chegue com bastante antecedência ao local no dia do exame, cheque os materiais necessários e se dirija à sala onde a prova será realizada sem ficar nos corredores. Leia com a máxima atenção cada uma das questões, se utilizando ao máximo do tempo disponível. Não deixe questões sem resposta e mantenha-se hidratado(a) e tranquilo(a)”.

A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado ou advogada. “O Exame de Ordem é de suma importância na aferição da qualidade dos examinandos, exigindo um mínimo de conhecimento do futuro advogado, através de uma prova que busca, unicamente, avaliar os conhecimentos do bacharel em direito para que possa exercer a profissão”, ressalta o vice-presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB SP.

Acesse aqui o edital do 40º Exame de Ordem Unificado.