Realizado na UNORTE, maior encontro itinerante da advocacia paulista contou com a participação de aproximadamente 550 pessoas
A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) promoveu, na última sexta-feira (28), mais uma Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23). A décima edição deste ano, de uma série de 14, reuniu cerca de 550 participantes na UNORTE – Centro Universitário do Norte de São Paulo, em São José do Rio Preto. “As Conferências estão sendo transformadoras, pois estamos saindo delas muito melhores do que entramos: com mais conhecimento, amizade, contatos profissionais e, sobretudo, com a consciência da classe enorme, forte, viva e unida que nós somos”, afirmou a presidente da Secional, Patricia Vanzolini, no início do evento.
Além dela, compuseram a mesa de abertura os demais diretores da OAB SP, Leonardo Sica (vice-presidente), Daniela Magalhães (secretária-geral), Dione Almeida (secretária-geral adjunta) e Alexandre de Sá Domingues (tesoureiro); o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo; a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Adriana Galvão; o diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA) da Secional, Flávio Tartuce; o presidente da Subseção anfitriã, Henry Atique; e o conselheiro deliberativo da OABPrev-SP, Glaucio Capello. Em sua fala, Atique externou muita alegria por sediar o maior encontro itinerante da advocacia do Estado.
A 10ª CRADV23 contemplou as subseções de Andradina, Araçatuba, Auriflama, Birigui, Cardoso, Estrela d’Oeste, Fernandópolis, General Salgado, Guararapes, Ilha Solteira, Jales, José Bonifácio, Mirandópolis, Mirassol, Monte Aprazível, Nhandeara, Palmeira d’Oeste, Paulo de Faria, Penápolis, Pereira Barreto, Promissão, Santa Fé do Sul, São José do Rio Preto, Tanabi, Valparaíso e Votuporanga. Somente essas cidades reúnem mais de 16 mil profissionais inscritos na OAB SP.
Em um novo formato, as Conferências Regionais da Advocacia estão mergulhando nas transformações do mercado de trabalho, nos impactos da tecnologia no mundo jurídico e nas relações sociais, e já atraíram mais de seis mil pessoas ao longo das edições realizadas neste ano. “Em Rio Preto, ela foi um sucesso. Reunimos aproximadamente 550 participantes, que demonstraram a união da nossa categoria profissional. Se sozinhos já somos fortes, juntos somos invencíveis”, ressaltou a presidente da Secional, também destacando que esses eventos são abertos à comunidade, em geral, incluindo estudantes de Direito e entusiastas do universo jurídico.
Trilhas de aprendizagem
As CRADV23s estão proporcionando atividades dentro do conceito de trilhas de aprendizagem, em que o participante pode, dependendo de seu perfil, acessar os conteúdos mais alinhados com seus objetivos. Entre as trilhas de destaque da última edição estavam “O impacto do Direito na governança corporativa na era ESG” [do inglês Environmental, Social and Governance; sigla que reúne boas práticas ambientais, sociais e de governança], “Turbinando a Carreira” e “Igualdade Racial”.
A aula magna que abordou ESG foi ministrada pela presidente da Comissão de Governança e Integridade da OAB SP, Ligia Maura Costa. Segundo a palestrante, um escritório de advocacia com uma postura íntegra firme, com o decorrer do tempo, desenvolve uma boa reputação, que pode ser considerada o melhor escudo contra condutas antiéticas. “A integridade é importante nos aspectos financeiro, pois evita multas e perda de participação de mercado; reputacional, porque favorece a construção de uma imagem positiva perante à sociedade; e comercial, visto que diminui custos e colabora com o aumento de clientes”, apontou a presidente da Comissão, que recentemente lançou um manual de governança e integridade para escritórios de pequeno e médio portes (acesse em: https://tinyurl.com/5n77c56s).
A trilha Turbinando a Carreira, que reuniu 160 pessoas, contou com exposições do presidente da Comissão da Jovem Advocacia da Secional, Guilherme Cirilo; do vice-presidente da Comissão de Empreendedorismo Legal da OAB SP, Nelson Kobayashi; e da diretora secretária-geral da Ordem paulista. De acordo com Kobayashi, a trilha apresenta um conteúdo voltado para incentivar a inovação na advocacia, com o intuito de colaborar com o desenvolvimento profissional dos participantes. “Empreendedorismo é algo que a gente não aprende na faculdade de Direito, que pouco se fala no exercício da advocacia, mas que precisamos olhar com atenção. E o primeiro passo para o desenvolvimento de um bom negócio é a regularização profissional. Um escritório com CNPJ [Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica], além de pagar menos impostos, pode ser inscrito em nossa Secional sem qualquer cobrança de taxa”, comentou Cirilo, que ainda lembrou que a anuidade que profissionais da advocacia pagam à OAB SP pode ser revertida em cursos da ESA.
Entre os participantes da trilha sobre Igualdade Racial, estavam a diretora secretária-geral adjunta da Ordem paulista e integrantes de comissões de subseções envolvidas na 10ª CRADV23. “Esses encontros estão sendo importantes para conhecermos as diferentes realidades da advocacia negra em todas as regiões do Estado”, informou Dione, que, durante o encontro, foi parabenizada por ter sido a primeira mulher negra a ocupar a presidência da OAB SP, nos dias 25 e 26 de julho de 2023.
Outros temas que estão pautando o cotidiano, como Direito das Sucessões e Revisão da Vida Toda, foram respectivamente abordados por Tartuce e pela presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB SP, Adriane Bramante.
Universo OAB SP
Além dos diretores da Secional, estavam presentes no evento outros integrantes do Universo OAB SP, como gestores da CAASP, da ESA, da OABPrev-SP, de subseções da região, além de conselheiros secionais.
A próxima edição da Conferência Regional da Advocacia será em Santos, no dia 15 de setembro.