CarrosselNotícias

Palestra da OAB SP discute futuro do Direito a partir da Revolução Digital

By 11 de agosto de 2023No Comments

Conteúdo foi apresentado durante o último dia da Jornada Cultural, evento realizado em comemoração ao Dia da Advocacia

A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil secional São Paulo) realizou, nesta sexta-feira (11), o último dia de programações da Jornada Cultural, um evento gratuito que reuniu diversos conteúdos sobre a prática da advocacia. Com os Mercados em Expansão como tema do dia, a palestra Direito e Tecnologia, ministrada pela conselheira secional e vice-presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB SP, Ana Carolina Lourenço, trouxe provocações a respeito de como a prática jurídica pode perseverar em um contexto de revolução digital.

“As pessoas ainda têm medo de terem seus trabalhos perdidos. Todas as formas de trabalho vão mudar e não tem como a advocacia não mudar. Por isso é tão importante termos acesso à tecnologia e pensarmos nela a partir de nosso lugar enquanto juristas. A tecnologia está perto da gente. As coisas já estão mudando, não é no futuro distante. A prática do Direito já mudou”, afirmou a palestrante.

Em sua fala, Ana Carolina pontuou que os avanços tecnológicos podem ser utilizados para facilitar a prática do Direito, mas que os profissionais precisam estar sempre diligentes às novidades. “A gente tem que ficar atento para não perder espaço no mercado e ter cuidado para não subestimar a capacidade da tecnologia de mudar nossas vidas. Nós temos diversas atividades que podem ser automatizadas. São processos que visam deixar o nosso trabalho mais eficiente. A inovação é constante e temos sempre que pensar em melhorar. Cada vez estamos mais pressionados a fazer mais atividades com menos recursos e por isso precisamos pensar no que conseguimos automatizar.”

A conselheira secional elencou as diversas aplicações da tecnologia para a advocacia, inclusive apresentando como exemplo um vídeo de realidade virtual que simula um assédio sexual no ambiente de trabalho. “A realidade aumentada dá a oportunidade de vivenciar coisas que não vivenciamos. Olha a oportunidade disso para o Direito. Imagine que você está advogando um caso de reintegração de posse e leva um vídeo ao juiz, ou uma situação de assédio, ou qualquer outra situação do dia a dia. A gente tem o poder de narrar, mas agora podemos mostrar, colocar a pessoa naquele lugar”, alegou.

Outro exemplo trazido pela advogada foi um vídeo mostrando um carro autônomo de aplicativo, que é dirigido sem motorista. “Quantos problemas éticos e soluções jurídicas podem surgir a partir daí? Se esse carro atropelar uma pessoa, quem é o responsável? A empresa dona do carro? O programador? É importante nos anteciparmos para futuros problemas, porque esses dilemas éticos vão surgir”, finalizou Ana Carolina.

A Jornada Cultural aconteceu entre os dias 7 e 11 na sede da entidade, em São Paulo, e ofereceu aos participantes um mergulho em conhecimento e troca de experiências em 35 painéis realizados, somando mais de 50 palestrantes. O evento aconteceu em homenagem ao Dia da Advocacia e contou com o apoio institucional da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo) e da OABPrev-SP. Todos os presentes foram conferidos com certificados e participaram de sorteios de livros dos palestrantes e ingressos para o Baile da Advocacia, uma noite de festa promovida pela OAB SP no próximo dia 19 de agosto em comemoração ao Mês da Advocacia.