Nova proposta promove sustentabilidade e responsabilidade social nas Subseções da Ordem paulista
A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) apresenta o programa de certificação “Subseção ESG Ativa”, divulgado durante a 2.515ª Sessão Ordinária do Conselho do Pleno, que aconteceu no último dia 18. A iniciativa tem como objetivo promover sustentabilidade e responsabilidade social nas subseções da Ordem paulista seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Apresentado durante o encontro pela conselheira secional e presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da OAB SP, Rosa Ramos, o programa é uma iniciativa colaborativa da entidade, concebida com o apoio de Daniela Magalhães, secretária-geral da OAB SP.
“Este projeto é uma construção coletiva da OAB SP, uma ideia que ganhou vida com o apoio e colaboração de várias mãos, com a mentoria de Daniela Magalhães. A iniciativa simboliza o compromisso da OAB SP e suas Subseções em promover preservação ambiental e abordar questões sociais com uma governança baseada na integridade”, declara Ramos.
As Subseções interessadas em participarem do programa devem seguir critérios claros para garantirem a certificação, como a realização de palestras sobre sustentabilidade na própria Subseção, escolas municipais ou em outras localidades; elaborar um estudo compilando a legislação municipal relacionada ao tema, propondo melhorias e atualizações; e realizar a coleta seletiva com a separação e a destinação dos resíduos (plástico, papel, vidro e metal). A sigla ESG, do inglês Environmental, Social and Governance, reúne boas práticas ambientais, sociais e de governança.
Para garantir a transparência e eficiência do processo, a certificação será totalmente digital, eliminando o uso de papel. O fluxo para a obtenção da certificação envolve a manifestação de interesse pela Subseção, a análise do pedido pela Comissão Permanente de Meio Ambiente, a concessão do selo pela Secretaria Geral da Secional, a comprovação das atividades realizadas pela Subseção, e a avaliação periódica para a manutenção da certificação. Doze Subseções já se inscreveram para receber o selo e estão prontas para implementar as ações propostas.
Em alguns casos, conforme disponibilidade e logística, a Subseção também poderá se tornar um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) e receberá uma caixa coletora, onde profissionais e a sociedade em geral poderão descartar equipamentos eletrônicos, como notebooks, teclados, mouses, fones de ouvido, CPUs, máquina fotográfica, pequenas caixas de som, telefones, eletroportáteis em geral, entre outros.A secretária-geral Daniela Magalhães ressalta a importância da colaboração coletiva para avançar nessas iniciativas, que auxiliam na produção de recursos próprios para as Subseções.
“Em meio ao desafio de implementar práticas sustentáveis nas subseções, destacamos a importância da colaboração coletiva para impulsionar o progresso dessas iniciativas. Além disso, realizamos uma coleta na Secretaria Geral para eliminar o lixo digital e recolhemos duas caixas. Em uma delas, totalizando 18 mil reais, a empresa responsável pela coleta devolveu à entidade 12 mil reais. Podemos recuperar recursos para subseções, que serão direcionados para medidas necessárias”, afirma Magalhães.
O Programa “Subseção ESG Ativa” representa um marco importante na jornada da OAB SP em direção à sustentabilidade e responsabilidade social. Ao unir esforços e incentivar ações concretas em todas as Subseções, a Ordem paulista demonstra seu compromisso com um futuro mais sustentável e inclusivo.