CarrosselNotícias

Lideranças femininas da OAB SP participam de Conferência Nacional no Paraná

By 11 de março de 2024No Comments

Patricia Vanzolini, Daniela Magalhães,  Dione Almeida, Adriana Galvão, Isabela Castro, Alessandra Benedito, Daniela Libório e Silvia Souza vão debater o universo feminino frente aos desafios da advocacia contemporânea

Oito representantes da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) estão confirmadas na 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada, que será realizada em Curitiba (PR), nos dias 14 e 15 de março. Entre as participantes estão a presidente Patricia Vanzolini; a diretora secretária-geral, Daniela Magalhães; a secretária-geral adjunta, Dione Almeida; a presidente da Comissão das Mulheres Advogadas, Isabela Castro; a presidente da CAASP, Adriana Galvão; e as conselheiras federais Alessandra Benedito, Daniela Campos Libório e Silvia Souza.

O tema central do evento é “Evolução e Protagonismo”. Realizado pelo Conselho Federal da OAB, por meio da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), o encontro debaterá as principais bandeiras do universo feminino frente aos desafios da advocacia contemporânea.

Além de participar da solenidade de abertura do evento, no dia 14, Patricia Vanzolini, primeira mulher eleita para ocupar a presidência da OAB SP em 90 anos, integrará, na sexta (15), o painel “Gestão por Elas”, junto com outras quatro presidentes de Secionais: Cláudia Prudêncio (OAB Santa Catarina), Gisela Cardoso (OAB Mato Grosso), Daniela Andrade Borges (OAB Bahia) e Marilena Winter (OAB Paraná).

“Não aceitamos mais sermos excluídas dos cargos de liderança. Queremos estar junto aos homens, construindo uma sociedade melhor, mais justa, mais segura e mais solidária para todos. É por isso que o Mês da Mulher deve ser comemorado com muita alegria”, ressaltou Vanzolini.

Daniela Magalhães vai integrar uma  reunião da Comissão de Interiorização do Conselho Federal da OAB. Ela é coordenadora-adjunta do grupo e vai participar de debates sobre os projetos da Comissão para apoio e aproximação do Conselho Federal aos municípios do Interior.

A secretária-geral adjunta, Dione Almeida, vai palestrar no primeiro dia da Conferência, em painel que terá como tema o assédio.

Já a presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB SP,  Isabela Castro, irá participar do  lançamento do livro “Direito e Maternidade na Contemporaneidade”, publicado pela Comissão, no dia 14. E, no segundo dia da Conferência, Castro vai compor a mesa de discussão sobre políticas institucionais.

Adriana Galvão, presidente da CAASP, participará da Conferência no painel “Construindo Espaços Juntas – Liderança Interseccional”, marcado para o dia 14. Já as três conselheiras federais da OAB SP vão colaborar em dias diferentes. Silvia Souza falará sobre a importância da representatividade nas esferas de poder no dia 14. Alessandra Benedito fará parte do painel “Enfrentamento ao Racismo”, e Daniela Campos Libório do painel “Lawfare de Gênero”, no dia 15.

Advocacia feminina é maioria

Uma pesquisa realizada pelo Censo OAB, em agosto de 2023, revelou que a advocacia é majoritariamente uma profissão feminina. De acordo com o levantamento, elas são 51,43% da advocacia brasileira. A predominância feminina na advocacia é um fenômeno recente no Brasil: essa foi a primeira vez que a proporção de mulheres ultrapassou a metade. Em 1980, apenas 12% dos profissionais eram mulheres. A partir da década de 1990, essa proporção começou a crescer gradualmente, até chegar ao patamar atual.

Patricia Vanzolini afirma que, mesmo as mulheres privilegiadas, chegaram onde estão com muito sofrimento e sacrifício. “É de extrema importância que as políticas públicas institucionais abram espaço para as mulheres”, ressalta.

Nos dois dias de Conferência, serão debatidos temas como prerrogativas da mulher advogada, advocacia com perspectiva de gênero, comunicação persuasiva, marketing jurídico, saúde emocional, mulher na política eleitoral constitucional, reforma tributária, trabalho de cuidado e invisibilidade, gestão de escritório, assédio e ética, maternidade e advocacia, violência obstétrica, liderança interseccional, lawfare de gênero, tribunais superiores, enfrentamento ao racismo, novos nichos de mercado, governança e ESG, entre outros.

Haverá, ainda, oficinas de diferentes temáticas, como fotografia e vídeo profissionais, tribunal do júri, o uso da inteligência artificial na advocacia, sustentação oral e oratória, media training, precificação de honorários, gestão financeira.

As inscrições estão abertas até 15 de março e podem ser feitas por meio da página do evento