CarrosselNotícias

Comissão das Mulheres Advogadas da OAB SP lança livro sobre Direito e Maternidade

By 15 de março de 2024março 19th, 2024No Comments

Lançamento da obra foi durante a IV Conferência Nacional da Mulher Advogada, em Curitiba

Diferentes abordagens e pontos de vista sobre a relação do Direito e da Maternidade estão reunidos em um livro lançado nesta quinta-feira (14) pela Comissão das Mulheres Advogadas da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo). O lançamento oficial de “Direito e Maternidade na Contemporaneidade” ocorreu durante a IV Conferência Nacional da Mulher Advogada, que está sendo realizada em Curitiba (PR).

A Comissão das Mulheres Advogadas, preocupada em registrar o impacto da maternidade na vida profissional das mulheres, em especial das mulheres advogadas, lançou um edital em 2023 para que o tema fosse debatido. Vários artigos foram selecionados e premiados na Conferência Estadual da Mulher Advogada no ano passado. Os textos foram reunidos em um e-book. “Nós queríamos que o livro fosse uma realidade no papel, algo concreto. Conseguimos o apoio da editora e estamos aqui fazendo o lançamento na Conferência”, explicou Isabela Castro de Castro, presidente da Comissão das Mulheres Advogadas.

Presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB SP, Isabela Castro de Castro, discursa durante o lançamento do livro, em Curitiba   Foto: Raul Spinassé/OAB

A obra tem organização de Adriana Filizzola D’Urso, Carmela Dell’Isola e Regiane Brunelli Bertoni; prefácio por Ivette Senise Ferreira; prólogo por Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP; e apresentação de Isabela Castro de Castro. Vinte e sete autoras participaram da publicação e algumas estiveram presentes no lançamento em Curitiba.

“Sem dúvida, é uma honra muito grande a gente estar ocupando esse espaço e é uma alegria a gente trazer esse tema que traz tanto impacto para a economia, para a sociedade, para a realidade das múltiplas jornadas de todas nós mulheres. É preciso que a gente traga políticas públicas para essa nossa realidade”, ressaltou a presidente da Comissão.

Sobre a IV Conferência Nacional da Mulher Advogada

Com o tema central “Evolução e Protagonismo”, este grande encontro da advocacia feminina é realizado pelo Conselho Federal da OAB, por meio da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), nos dias 14 e 15 de março, em Curitiba (PR). O objetivo da Conferência é debater as principais bandeiras do universo feminino frente aos desafios da advocacia contemporânea.

Oito lideranças femininas da OAB SP participam dos painéis e reuniões da Conferência: a presidente Patricia Vanzolini; a secretária-geral Daniela Magalhães; a secretária-geral adjunta, Dione Almeida; a presidente da Comissão das Mulheres Advogadas, Isabela Castro; a presidente da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), Adriana Galvão; e as conselheiras federais Alessandra Benedito, Daniela Campos Libório e Silvia Souza.

Nos dois dias de evento, serão realizados 26 painéis sobre temas relevantes para a classe, como prerrogativas da mulher advogada, comunicação persuasiva, marketing jurídico, uso da inteligência artificial na advocacia, mulher na política eleitoral constitucional, reforma tributária, trabalho de cuidado e invisibilidade, gestão de escritório, assédio, etarismo, lawfare de gênero, enfrentamento ao racismo, novos nichos de mercado, governança e ESG, entre outros.

Também estão programadas oficinas para aprendizados práticos em diferentes áreas, como advocacia criminal, carreiras jurídicas, advocacia com perspectiva de gênero, advocacia trabalhista, sustentação oral, direito das famílias, liderança e precificação de honorários.