A Ordem dos Advogados do Brasil Secional São Paulo criou uma campanha de esclarecimento aos credores de precatórios para evitar que eles caiam no chamado ‘golpe do precatório’, que tem causado prejuízos a servidores públicos da ativa ou aposentados que são credores do Estado, de municípios ou de empresas estatais e autarquias.
A campanha é liderada pelo Presidente da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, e pelo Presidente da Comissão de Precatórios da mesma entidade, Antônio Roberto Sandoval Filho. Por meio de vídeos curtos, com até 2 minutos, Caio dos Santos, Sandoval Filho e outros advogados lembram aos credores que eles não devem fazer nenhum pagamento prévio para ter acesso aos valores que lhes são devidos.
Fazendo-se passar por advogados, os assediadores entram em contato com credores por telefone ou aplicativo de mensagens. O acesso aos dados do cliente é facilitado porque o processo é público. Os assediadores alegam que há uma vultosa quantia pronta para ser liberada ao titular do precatório. Exigem, no entanto, um depósito prévio, também de valor expressivo, em uma conta bancária indicada.
Acreditando tratar-se de seu advogado, essas pessoas, muitas delas idosas, transferem para a conta do assediador os valores solicitados – e nunca mais conseguem reaver essa quantia. Durante a pandemia, o assédio tem crescido substancialmente, lembra a OAB SP. “Lançamos essa campanha para evitar que golpes dessa natureza continuem acontecendo”, sustenta o presidente da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos.
Assista aos vídeos:
• Caio Augusto Silva dos Santos, Presidente da OAB SP
• Antônio Roberto Sandoval Filho, Presidente da Comissão de Precatórios da OAB SP
• Reynaldo Sangiovanni Collesi
• Victor Boari, Presidente do Madeca
Os advogados de credores de precatórios podem aderir à campanha. Grave um vídeo com o celular, de até 2 minutos, na posição horizontal, e mande para o e-mail hfalleiros@gmail.com. Participe!