Últimos Destaques

Nuno Garcia, uma trajetória de amor pela Advocacia e pela promoção da justiça

By 10 de março de 2021No Comments
OAB SP Histórias que Inspiram

Nasci em uma família humilde, e como sempre quis colaborar em casa, comecei a trabalhar aos 14 anos. Minha mãe, funcionária pública, conhecia muitas pessoas no Fórum, e por isso conseguiu uma oportunidade para mim como Jovem Aprendiz – na época Mirim – na Subseção Botucatu da OAB São Paulo. Foi um momento muito marcante da minha vida, meu primeiro emprego, sem imaginar que seria o início de uma grande história.

Aprendi a conversar, socializar e realizar diversas tarefas. Dessa época trago um carinho muito especial pela Marlene, atualmente líder da Subseção, que me ensinou a trabalhar e, até hoje, continua ensinando a todos que passam por lá. Pensava que seguiria carreira na informática, já que sempre gostei e, na época, vivia o início da revolução tecnológica, mas o Direito foi tomando conta de mim e não consegui escapar. Hoje, atuo como advogado e tenho o maior prazer de falar sobre a história da Advocacia na minha vida.

Da Subseção, fui parar nas salas de aula da faculdade de Direito, em Bauru, indo e vindo mais de 100 km todos os dias, durante cinco anos. Seis meses antes de acabar a faculdade, recebi o convite de uma colega para trabalhar em um escritório que tinha parceria na Itália. Foi uma decisão muito difícil, pois já estava há oito anos na Ordem. Mas fui, e isso me proporcionou um dos períodos mais importantes da minha vida, trazendo muita experiência. Depois de três anos, abri meu próprio escritório com um amigo, meu sócio até hoje.

No entanto, por mais que eu caminhasse, minha história de amor pela Ordem nunca me abandonava. Em 2007, comecei a fazer parte da Comissão de Esportes da Subseção Botucatu. Depois, fui convidado para ser Secretário-Geral na gestão 2015/2018 e, atualmente, presido a Subseção na gestão 2019/2021.

A Advocacia sempre me deu muito orgulho, sou apaixonado pela minha profissão e sei a sorte que tenho por isso, pois é uma profissão árdua como tantas outras, mas que nos permite exercer uma função social importantíssima na promoção da justiça.

Você presta um serviço para a comunidade, para o cidadão: é isso que representa ser um advogado e uma advogada. E hoje, como Presidente da Subseção Botucatu, sinto um prazer imenso em poder colaborar com a classe e prestar serviço aos nossos colegas de profissão e à população de Botucatu.