Skip to main content
CAASPNotícias

Via Clube de Serviços, advocacia tem desconto em aparelhos auditivos

By 29 de julho de 2022No Comments
Via Clube de Serviços, advocacia tem desconto em aparelhos auditivos

A perda auditiva é uma disfunção comum ao processo de envelhecimento. Embora não se possa evitar o avanço da idade, é possível minimizar os efeitos da queda de audição. O uso de aparelho auditivo é o que a medicina recomenda, porém, o preço costuma ser alto – pode chegar a dez mil reais.

É verdade que, desde 2002, uma portaria ministerial garante o fornecimento de próteses auditivas via Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, é notória a alta demanda e a sobrecarga do SUS, que não é diferente nessa frente.

A advocacia tem uma saída. A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), por meio de seu Clube de Serviços, mantém parceria com uma série de empresas de próteses auditivas, distribuídas por todo o Estado. Graças a esses convênios, profissionais da advocacia têm descontos de 10% até 30% na compra de aparelhos auditivos.

Veja a lista completa de empresas do segmento conveniadas à CAASP aqui.

“Há uma diversidade de aparelhos auditivos disponíveis, com diferentes níveis de potência e recursos. Atualmente, esses produtos vão muito além de simplesmente amplificar sons. Alguns contam com tecnologia que pode enfatizar sons de diferentes direções ou de um tipo específico, além de cortarem ruídos. Trata-se de uma área de extrema importância coberta pelo Clube de Serviços”, diz o secretário-geral da CAASP, Adib Kassouf Sad.

Apesar de ser mais comum na terceira idade, jovens também podem sofrer com baixa acuidade auditiva e necessitarem de próteses.

Este ano, às vésperas do Dia Mundial da Audição, celebrado em 3 de março sob o tema “To hear for life, listen with care! (“Para ouvir por toda a vida, ouça com cuidado!”, em tradução livre), a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um novo padrão internacional para audição segura em locais e eventos. O padrão se aplica a locais e atividades onde a música amplificada é tocada. “Milhões de adolescentes e jovens correm o risco de perda auditiva devido ao uso inseguro de dispositivos de áudio pessoais e exposição a níveis sonoros prejudiciais em locais como boates, bares, shows e eventos esportivos”, afirmou Bente Mikkelsen, diretora do Departamento de Doenças Não Transmissíveis da OMS.

A perda auditiva deve ser diagnosticada pelo otorrinolaringologista. Dados da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia apontam que as pessoas demoram cerca de sete anos para procurar um especialista, após perceberem algum dano à audição, e ainda levam mais dois anos para escolher um tratamento. Esse descuido pode levar à surdez definitiva.

Um dos sinais que pode alertar para a necessidade de avaliação médica, ou o uso da prótese, é quando o indivíduo demonstra a dificuldade de ouvir sons do cotidiano, quando insiste pela repetição do que foi dito ou necessita aumentar constantemente e demasiadamente o volume de aparelhos sonoros.