CarrosselComissõesNotícias

TRT-15 acolhe requerimento da OAB SP e prolonga suspensão de prazos processuais até 29 de janeiro

By 21 de dezembro de 2022No Comments
CIC promove evento com atendimento jurídico da OAB SP no Dia da Justiça

Medida visa garantir o direito de descanso efetivo aos advogados e advogadas paulistas

O direito constitucional ao gozo de férias, garantido a todos os trabalhadores, será efetivamente usufruído nesta virada de ano pela advocacia que milita no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15). O presidente do Tribunal, Samuel Hugo Lima, e a Corregedora, Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza, acolheram, por meio da portaria GP-CR nº 13/2022, o ofício GP. 173/2022, protocolado pela Ordem dos Advogados Seção São Paulo (OAB SP), em nome da presidente Patricia Vanzolini, do vice-presidente Leonardo Sica, do presidente da Comissão da Advocacia Trabalhista, Gustavo Granadeiro, e do presidente da Comissão de Relacionamento com o TRT-15, Ricardo Ortiz de Camargo.

A direção do TRT-15, sensibilizada com os argumentos da advocacia, ampliou a suspensão de prazos prevista no artigo 775-A da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) até o dia 29 de janeiro do próximo ano, pois, de acordo com a portaria “as notificações para cumprimento de atos processuais são emitidas normalmente durante o recesso, implicando acúmulo de providências a serem cumpridas assim que retomada a contagem dos prazos processuais”.

“As férias forenses da advocacia foram uma vitória da classe, inseridas na CLT por meio da Reforma Trabalhista, mas o espírito da lei e a vontade do legislador não são alcançados se os advogados necessitam trabalhar durante o recesso do judiciário, já que as publicações não param. Os grandes escritórios e empresas geralmente se dividem em plantões, porque contam com um número relevante de profissionais, mas essa não é a realidade da maior parte da advocacia paulista, que trabalha sozinha”, destaca Granadeiro.

Com a decisão, os prazos processuais ficarão suspensos de 20 de dezembro de 2022 a 29 de janeiro  de 2023. Além de garantir férias integrais à advocacia, a medida evitará a sobrecarga e eventual instabilidade do sistema PJe, em decorrência dos múltiplos acessos quando do retorno do recesso.

Segundo Granadeiro, “a prorrogação de prazos não trará prejuízo ao trabalho das varas e aos atos jurisdicionais, pois juízes, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Advocacia Pública e os auxiliares da Justiça, que têm férias previstas em lei, exercerão suas atribuições durante o período”, finaliza o presidente da Comissão da Advocacia Trabalhista.