Subseções

Subseção Presidente Prudente lança projeto de inclusão para a Advocacia local

By 10 de março de 2021novembro 19th, 2021No Comments
Subseção Presidente Prudente inclusão Advocacia

Com o objetivo de promover e zelar pelo cumprimento das normas e institutos jurídicos pertinentes às pessoas com deficiência, a Subseção Presidente Prudente da OAB São Paulo acaba de implementar a segunda fase do projeto de acessibilidade e inclusão para advogados e advogadas da região.

A primeira fase do projeto contou com melhorias em toda a estrutura da Subseção, como a adaptação da entrada da nova sede para acesso de pessoas com deficiência física e instalação de um elevador e de móveis adaptados, garantindo a segurança e permitindo maior autonomia de locomoção de pessoas com mobilidade reduzida.

Nesta segunda fase, a Subseção recebeu o apoio do advogado deficiente visual e membro da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da Subseção Presidente Prudente, Carlos Eduardo dos Santos Nunes, que utiliza as instalações da entidade para realizar suas atividades de rotina. O profissional compartilhou seu conhecimento e vivências para que fosse construído um ambiente voltado à inclusão dos deficientes visuais. Os computadores disponíveis na sede para uso da Advocacia receberão um programa de leitura automática de tela, que transforma informações visuais em áudio e garante a acessibilidade de pessoas com deficiência visual.

“Foi uma honra imensa fazer parte desse projeto pioneiro da Subseção Presidente Prudente”, conta Carlos Eduardo. “Tudo começou com uma conversa na qual eu contava ao Presidente Wesley como utilizava o computador, estudava e analisava processos. No decorrer desse bate papo, mencionei que pessoas com deficiência visual utilizavam um programa de leitura automática de tela, e que mesmo esse programa sendo totalmente gratuito e bastante simples de instalar, não havia em muitos lugares. Diante disso, ele imediatamente me pediu ajuda e disse que gostaria que eu instalasse em todos os computadores da Subseção, para que ela fosse totalmente acessível. E assim está sendo feito”, diz Carlos Eduardo.

Atualmente, a Subseção Presidente Prudente já conta com uma sala e dois computadores disponíveis para uso dos advogados e advogadas. Nos próximos meses, todos os computadores e salas da cidade e região também receberão o software de leitura de tela. Ao todo, serão mais de 10 salas e 30 computadores adaptados, e entre esses locais estão as salas da OAB na Justiça do Trabalho, Justiça Federal e Fórum da região, além das Comarcas de Martinópolis, Pirapozinho e Regente Feijó.

Carlos Eduardo também comenta sobre a oportunidade de participar do projeto. “Gostaria de ressaltar minha alegria por fazer parte de um projeto tão importante e relevante. E, ainda, agradecer à Diretoria da Subseção por toda gentileza e acolhimento em relação às pessoas com deficiência, e por sempre ouvir, com muito cuidado e carinho, o anseio dessa classe de pessoas. Atitudes como essa, de fato, tutelam a igualdade e inclusão social e, em uma perspectiva mais abrangente, prestigia um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, que é construir uma sociedade mais livre, mais justa e mais solidária”, conclui.

O Presidente da Subseção Presidente Prudente, Wesley Cotini, também reforça a importância do projeto e o novo momento da Casa da Advocacia e Cidadania. “A nossa nova Subseção está buscando implantar todas as condições de acesso para todas as pessoas, seja acessibilidade, programas para auxiliar pessoas com algum tipo de deficiência, entre outros. Tenho muito orgulho pelo programa ter sido implantado por uma pessoa que necessita do mesmo, e que estará ajudando muitos outros colegas, além de servir de iniciativa para outras Subseções e demais localidades”, declara.