Subseções

Manifesto de repúdio às agressões sofridas pelo advogado Orcélio e reforço da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB de Araraquara

By 2 de agosto de 2021No Comments

Na noite do dia 29 de julho de 2021, a 5ª Subseção da OAB/SP realizou “Manifesto de Repúdio” contra o ato de agressão sofrido em Goiás pelo advogado Dr. Orcélio Junior. Participaram da solenidade o Conselheiro-Federal da OAB e Presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB Nacional, Dr. Alexandre Ogusuku, os Diretores da Subseção da OAB de Araraquara, Dr. Tiago Romano, Dra. Clara Alvarenga, Dr. Lincoln Guidolin e Dr. Felipe Oliveira, bem como o Conselheiro Seccional Dr. Paulo Malara, a Presidente da Comissão de Prerrogativas, Dra. Renata Bernardi e a Dra. Josimara Ruiz, Vice-Presidente da Comissão de Prerrogativas.

Na oportunidade, foi divulgada também a reestruturação da Comissão de Prerrogativas local, que passou a contar com novos integrantes, bem como a criação de Subcomissões temáticas, visando otimizar o trabalho destinado a garantia das Prerrogativas da Advocacia. Todos os membros foram empossados na solenidade de hoje.

No evento destacou-se a importância da Advocacia para a defesa da Cidadania e a intransigência com a qual a Ordem dos Advogados do Brasil lidará com a violação de advogados e advogadas.

O Conselheiro-Federal, parabenizou a iniciativa da Subseção e elencou as atitudes adotadas pela Seccional Goiana da OAB, em especial a atuação pronta e imediata daquela Diretoria, o que culminou no afastamento dos policiais militares envolvidos no episódio, bem como no pedido de providências na esfera criminal contra os agressores. Também foi ajuizada, pela OAB Nacional, Ação Civil Pública, de cifra milionária, em desfavor do Estado de Goiás, visando punir o estado financeiramente pelo despreparo dos agentes públicos.

A Ordem dos Advogados do Brasil, na esfera federal, estadual e nas subseções jamais compactuará com a violação de prerrogativas da Advocacia e supressão de direitos humanos. Todo e qualquer caso será tratado com seriedade visando a punição severa de todos os envolvidos.

Acompanharam o evento, através da transmissão no Facebook, lideranças da CAASP, da Seccional Paulista da OAB/SP, assim como dezenas de presidentes de Subseções do Estado de São Paulo e de outros entes federativos.

O evento pode ser assistido no link: https://www.facebook.com/oabararaquara5/videos/418059692840126/