CAASPDestaquesNotícias

Nova Casa da Advocacia e da Cidadania de Sorocaba conta com farmácia, livraria e odontologia da CAASP

By 20 de julho de 2021No Comments

Com a presença das mais importantes lideranças da Advocacia do Estado de São Paulo e representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, foi inaugurada no dia 19 de julho a nova Casa da Advocacia e da Cidadania de Sorocaba. Com 2.400 metros quadrados distribuídos por três andares, rodeados de amplo estacionamento, a solenidade ocorreu ao ar livre seguindo todos os protocolos sanitários face à pandemia de Covid-19.

Localizadas no térreo para fácil acesso de advogados e advogadas, no mesmo endereço, encontram-se as novas instalações da Regional Sorocaba da CAASP, dotada de amplas farmácia e livraria, além de consultório odontológico e área de atendimento para acesso a todos os demais serviços da entidade assistencial.

Os presidentes da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, da Caixa de Assistência, Luís Ricardo Vasques Davanzo, e da 24ª Subseção, Márcio Leme, comandaram a cerimônia ao lado de dirigentes de mais de uma dezena de subseções da região e de conselheiros secionais de diversas localidades do Estado. Prestigiaram o evento o presidente da OABPrev SP, Daniel Blikstein, que também preside a Subseção de Campinas da OAB SP, além do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, os ex-prefeitos da cidade Vítor Lippi, hoje deputado federal, e José Caldini Crespo e a deputada estadual Maria Lúcia Amary.

A parceria da Advocacia com o Poder Público municipal , que possibilitou a construção da nova Casa da Advocacia e da Cidadania de Sorocaba, foi enaltecida por Caio Augusto. “Nossa gestão tem como características a simplicidade e o diálogo, sem os quais não se compreendem as demandas da advocacia. Nós estamos sempre dispostos a aprender. Para isso é preciso dialogar e, a partir do diálogo, construir”, salientou o presidente da Secional.

Em seu pronunciamento, Caio Augusto reforçou o papel da OAB e da Advocacia diante dos grandes temas nacionais e dos conflitos inerentes à democracia: “Em nossas 254 subseções contamos com pessoas progressistas e outras mais tradicionais. A Ordem é reflexo da sociedade, e nosso papel é impedir quaisquer arroubos contra a cidadania. Mesmo sem armas beligerantes, temos ao nosso lado a lei, nosso poderoso instrumento de luta”.

“Estas portas, hoje abertas, são as portas da cidadania”, disse Davanzo em seu discurso. O presidente da CAASP descreveu os serviços à disposição da advocacia na nova sede regional da entidade, e lembrou de algo maior que os espaços físicos: “Isto é pedra, areia, concreto. Nossa instituição abriga-se fisicamente em construções como esta, mas somos algo bem maior. Somos, como instituição, produtos da união de seres humanos em torno de leis e princípios”.

“As presenças neste evento mostram o prestígio da advocacia de Sorocaba”, saudou Márcio Leme. O presidente da 24ª Subseção da OAB SP exaltou o empenho dos seus dirigentes atuais e anteriores para que a nova Casa da Advocacia e da Cidadania fosse erigida. “Estamos episodicamente à frente da Subseção, e nosso dever é fazer os advogados e as advogadas sentirem-se donos desta Casa – esta Casa é da advocacia”, declarou Leme.

Ao lado de Leme estavam os diretores da 24ª Subseção da OAB SP João Paulo Milano da Silva (vice-presidente), Juliana Vieira Mazzei (secretária-geral), Giovanna Maldonado Marins (secretária-adjunta) e Fábio Souza Pinto (tesoureiro).

Atual conselheiro federal da OAB por São Paulo, Alexandre Ogusuku era presidente da Subseção de Sorocaba quando se iniciaram as gestões junto às autoridades públicas municipais para cessão do terreno onde a nova Casa da Advocacia e da Cidadania seria construída. “Esta é uma construção coletiva, uma conquista conjunta da advocacia e do povo de Sorocaba, povo que reconhece a Ordem como a instituição da sociedade civil de maior credibilidade no país”, afirmou Ogusuku, que preside a Comissão Nacional de Direitos e Prerrogativas, órgão do Conselho Federal da OAB.

Também pronunciou-se o conselheiro secional Antônio Carlos Delgado Lopes, ex-presidente da Subseção de Sorocaba. “Esta é a casa da advocacia, do jurisdicionado e do cidadão”, frisou Delgado. Junto com ele estavam os conselheiros secionais Luiz Henrique Ferraz e Íris Pedroso Lippi, ambos também de Sorocaba.

O prefeito Rodrigo Manga classificou a inauguração da nova Casa da Advocacia e da Cidadania de Sorocaba como “um momento muito importante para a cidade”, e observou que o imóvel ora aberto “está à altura da advocacia sorocabana”. Hoje deputado federal, o ex-prefeito Vítor Lippi disse ser “testemunha, no Parlamento, da importância da OAB para a paz social, que tem de ser buscada dia a dia”. Já a deputada estadual Maria Lúcia Amary enalteceu a OAB por sua atuação “nos momentos históricos do país, garantindo valores como a democracia e a liberdade”.

Casa da Advocacia e da Cidadania de Sorocaba – 24ª. Subseção da OAB SP / Regional CAASP: Rua Vinte e Oito de Outubro, 840, Jardim do Paço, Sorocaba-SP