DestaquesNotíciasSubseções

#SerOABSP/CAASP: de Mirim a Presidente da Subseção de Araçatuba

By 24 de dezembro de 2020fevereiro 10th, 2021No Comments

“Comecei minha trajetória no Sistema OAB SP/CAASP em 1987, aos 15 anos, como Jovem Aprendiz, na época Mirim”, conta Sandro Laudelino Ferreira Cardoso, que completa  33 anos na Ordem e é Presidente da Subseção de Araçatuba pelo segundo mandato consecutivo.

Paulistano, se mudou com a família para o interior, Araçatuba, ainda criança. “Eu era Mirim, e o Presidente da Subseção na época entrou em contato com a Polícia Mirim solicitando um prestador de serviços para a Ordem. Quando receberam o pedido, me chamaram e disseram: temos dois empregadores para você, a OAB SP e a Caixa Econômica Federal, o que você quer? Foi então que eu escolhi a OAB SP. Fui trabalhar na Subseção de Araçatuba, onde fiquei por seis meses até ser registrado. Depois, foram mais 20 anos como funcionário e, atualmente, sou advogado e Presidente da Subseção”, conta Sandro.

No início, ele fazia de tudo, do café até a limpeza dos ambientes, realizando os trabalhos necessários na sala da OAB SP no Fórum local e na Casa da Advocacia. “Eu ajudava em tudo. Um pouquinho de cada coisa, sem exceção nenhuma”, lembra. Sandro também faz questão de reforçar a importância da oportunidade de trabalhar na OAB SP, pois, apesar de ser Mirim desde os 8 anos de idade e ter trabalhado em outros lugares, foi a entidade que o inspirou a tornar-se advogado. “Foi ali, conhecendo o trabalho e a atuação dos advogados nas audiências, que eu decidi fazer faculdade de Direito”, diz.

“Eu aprendi muito com todos que passaram por ali. Funcionários, advogados, diretores e presidentes. Sem falar dos juízes, promotores e delegados que tive a oportunidade de conhecer, e ter alguns deles como meus professores e hoje, meus amigos pessoais. A faculdade foi me dando conhecimento do que eu já vivenciava na prática”, conta.

Como na época em que começou a cursar Direito só havia em Araçatuba uma única turma no período noturno, Sandro e mais alguns colegas decidiram cursar a faculdade em Presidente Prudente. “Percorríamos 360 quilômetros todos os dias para estudar por 1 ano e 3 meses”, diz.

Em 1997, a Faculdade de Direito em Araçatuba abriu a primeira turma no período diurno e, com isso, trouxe Sandro de volta para a sala de aula local. “Eu precisava voltar para Araçatuba, meu filho era recém-nascido na época”. Para se encaixar no horário de aula, Sandro fez um acordo com o então Presidente da Subseção de Araçatuba para dar início às suas atividades uma hora mais tarde e finalizar os atendimentos uma hora depois.

Questionado sobre qual mensagem gostaria de deixar aos leitores, o atual Presidente da Subseção OAB Araçatuba afirma:

“sigam insistentes, porque a vitória não vem do dia para a noite. O único lugar que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Fora isso, na vida, temos que correr atrás e batalhar muito, pois uma hora chega. Como já dizia Ayrton Senna, se você fizer com amor, uma hora consegue. Pode demorar, mas consegue!”.

Sandro Laudelino Ferreira Cardoso 1