Skip to main content
ComissõesNotícias

OAB SP repudia atos de violência política pelo país

By 9 de setembro de 2022setembro 12th, 2022No Comments
Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), por meio de suas Comissões de Direito Eleitoral e Observatório Eleitoral, vem a público demonstrar seu profundo repúdio aos inúmeros casos de violência política que vem ocorrendo ao longo deste ano, em razão das campanhas eleitorais, em todo território nacional.

A OAB SP reforça que a campanha eleitoral é o momento do confronto e debate apenas das ideias, jamais de violência física, assim, condenamos veemente as agressões, que são diametralmente opostas ao livre exercício da democracia.

A liberdade de expressão, por meio da manifestação espontânea e gratuita de ideias, é essencial para assegurar a continuidade democrática e fomentar o debate público sobre eleições.

Sabe-se que os casos que ocorreram vêm sendo investigados e esperamos que os responsáveis sejam devidamente punidos. Entendemos que os órgãos eleitorais competentes estão trabalhando para que as eleições ocorram dentro da normalidade.

Para a entidade, as eleições de 2022, assim como as anteriores e futuras, são um espaço para o amadurecimento de nossa sociedade democrática. Não podemos permitir que a violência de poucos manche a imagem de uma festa que é de todos nós.

Patricia Vanzolini

Presidente da OAB SP

Leonardo Sica

Vice-presidente da OAB SP

Ricardo Vita Porto

Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB SP

Maira Recchia

Presidente da Comissão do Observatório Eleitoral da OAB SP