Skip to main content
InstitucionalNotíciasÚltimos Destaques

OAB SP recebe projeto que visa isentar advocacia de pagar custas processuais na execução de honorários sucumbenciais ou contratuais

By 29 de abril de 2022maio 9th, 2022No Comments
OAB SP inicia plano de regularização financeira para a advocacia impactada pela Covid-19

PL 212/2022 tramita na Alesp e está na pauta da sessão ordinária de hoje

 

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP), Patricia Vanzolini, e o vice-presidente da Secional, Leonardo Sica, reuniram-se ontem (28) com o deputado estadual Roberto Morais para receber o Projeto de Lei (PL) 212/2022, que visa isentar advogadas e advogados de pagarem custas processuais e taxas judiciais em ações de recebimento de honorários advocatícios de sucumbência ou contratuais. O PL, de autoria do parlamentar, está na pauta da sessão ordinária desta sexta-feira (29) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Também participaram da reunião, que ocorreu na sede da OAB SP, o conselheiro secional Max Fernando Pavanello e o advogado piracicabano Gerson Marcelino, quem sugeriu a propositura.

Segundo a atual legislação, ao promover qualquer iniciativa judicial a fim de garantir o recebimento de seus honorários, os profissionais da advocacia ficam obrigados a pagar as custas processuais.

A justificativa da proposta ressalta que, para afastar essa injustiça, torna-se necessário modificar a norma vigente, isentando advogadas e advogados de arcarem com taxas que decorram de ações e recursos propostos objetivando o recebimento de honorários advocatícios sucumbenciais ou contratuais.

“O projeto em questão, ao garantir meios da subsistência do advogado como operador do Direito, também prestigia a prerrogativa profissional garantidora do amplo acesso à Justiça dos jurisdicionados que demandam no Estado de São Paulo”, diz a exposição de motivos para aprovação do PL 212/2022, que acrescenta o inciso IV no artigo 7º à Lei 11608/2003.

Da esquerda pra direita: Marcelino, Pavanello, Morais, Patricia e Sica_Foto: Divulgação

Da esquerda pra direita: Marcelino, Pavanello, Morais, Patricia e Sica_Foto: Divulgação