InstitucionalNotícias

OAB SP realiza sua 2.486ª sessão ordinária do Conselho Pleno

By 24 de maio de 2022maio 31st, 2022No Comments

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) realizou ontem (23) a 2.486ª sessão ordinária de seu Conselho Pleno, com a participação dos conselheiros secionais e transmissão pela Web TV OAB SP no YouTube

A mesa diretora foi composta pela presidente da Secional, Patricia Vanzolini; pelo vice-presidente, Leonardo Sica; pela diretora secretária-geral, Daniela Marchi Magalhães; pelo diretor tesoureiro, Alexandre de Sá Domingues; pela presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Adriana Galvão; pelo presidente da OAB Caraguatatuba, Marcelo William, pelo presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Guilherme Magri, e pelo estudante de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Ariel Bona.

A presidente Patricia iniciou a sessão informando o conselho sobre a iniciativa criada para dar visibilidade ao trabalho das Comissões permanentes e temáticas. Desde abril, as Comissões passaram a organizar um relatório, com todas as atividades desenvolvidas ao longo do mês e as ações que estão em desenvolvimento. “Estabelecemos um projeto em que cada comissão tem uma página, em um documento compartilhado, para dar conta das principais ações realizadas e os projetos em andamento. Esse documento ficará disponível para o conselho, que tomará ciência das centenas ações que a OAB SP está fazendo em prol da classe e da sociedade”.

Homenagem

O Conselho prestou homenagem ao advogado Henrique Manoel Alves, diretor tesoureiro da OAB Caraguatatuba, que faleceu precocemente, aos 44 anos, no último dia 11 de maio. O presidente da Subseção, Marcelo William, lembrou como Alves sempre foi um advogado combativo e como ele se dedicou à advocacia do Estado. “Estamos hoje como diretoria da Subseção por causa de Henrique Manoel Alves. Levaremos à família dele essa homenagem feita aqui”. Patricia pediu um minuto de silêncio em sua memória.

Direitos e Prerrogativas

O presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Luiz Fernando Pacheco, apresentou aos conselheiros as mudanças implantadas na área, que estão otimizando e dando celeridade aos trabalhos em defesa da advocacia paulista. Pacheco mostrou que com a criação das 18 vice-presidências temáticas foi possível entender a realidade dos diversos ramos da advocacia. “Desta forma, temos melhores condições de atender as demandas que chegam”, afirmou.

De acordo com o presidente da Comissão, além da presteza no atendimento, com as vice-presidências temáticas houve um mapeamento dos problemas que ocorrem recorrentemente e, a partir dessa análise, direcioná-los ao poder judiciário para preconizar as soluções propostas pela Comissão. “Vimos que muitos dos problemas em relação às prerrogativas profissionais eram ocasionados por falta de relacionamento com os diversos órgãos do poder judiciário. Com o mapeamento, estamos promovemos reuniões em que as divergências foram rapidamente solucionadas”, explicou.

Boas práticas

Seguindo o plano da diretoria de compartilhar as boas práticas, o presidente da  OAB Tatuapé, Thiago Massicano, expôs o projeto de parcerias implementado na Subseção, em que disponibiliza à advocacia local vários benefícios, sem qualquer custo.

O programa de “apoio cultural” com empresas privadas propiciou a oferta de serviços gratuitos de digitalização de processos, via aplicativo, e de salas para atendimento a clientes, por meio de uma empresa de coworking. “Os clientes gostam dessa segurança, pois são atendidos com toda a infraestrutura, dentro da casa da advocacia”, destacou Massicano.