ComissõesEventos/NovidadesNotíciasÚltimos Destaques

OAB SP promove I Jornada sobre Democracia, Gênero, Raça e Representação em Tempo de Reformas Políticas

By 23 de abril de 2021No Comments

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção de São Paulo (OAB SP), por meio do Observatório de Candidaturas Femininas da OAB SP, em parceria com a Tenda das Candidatas e com o apoio das Comissões de Direito Eleitoral, Mulher Advogada, Igualdade Racial e Diversidade Sexual, promove nesta segunda, dia 26, e quarta, 28, a I Jornada sobre Democracia Gênero,  Raça e Representação em Tempos de Reformas Políticas

O evento terá seis mesas com as seguintes temáticas: “Democracia com Paridade de Gênero de Raça”, “Cotas de Candidaturas e Sistema Eleitoral”, “Partidos Políticos e Democracia Intrapartidária”, “Financiamento de Campanha e Desigualdades”, “Violência Política e os Desafios Socioeconômicos e Culturais de Inserção e Manutenção da Mulher na Política”. No encerramento serão encaminhadas propostas de incidência legislativa para o combate à sub-representação de mulheres na política. O Vice-Presidente da Secional, Ricardo Toledo; a Tesoureira da Secional, Raquel Preto; o Presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Helio Silveira. a deputada federal Margarete Coelho, que é relatora do projeto de reforma política; Maria Sylvia Oliveira, Presidente da Comissão de Igualdade Racial; além da escritora e filósofa Marcia Tiburi; a professora Esther Solano; a administradora do Plano Piloto do DF, Ilka Teodoro; e a deputada estadual da Bahia, Olívia Santana,  são presenças confirmadas, dentre outras, no evento cujas inscrições ocorrem pelo Sympla.

A organizadora do evento, Coordenadora Geral do Observatório de Candidaturas Femininas da OAB SP e Secretária Geral da Comissão de Direito Eleitoral da OAB SP, Maíra Recchia, afirma que “a importância de uma Secional como a OAB SP ao encampar essa discussão, promovendo o debate e sugerindo ferramentas de real inserção das tidas minorias nos espaços de poder político é um exercício de democracia e cidadania que só quem é real e originalmente comprometido com esta temática tem condição de fazê-lo. A OAB SP transpõe sua própria política interna de real inclusão e passa a dar exemplo indiscutível de luta por igualdade de gênero e raça na defesa intransigente da paridade.”

A opinião é corroborada pela co-organizadora do evento, Hannah Maruci, doutoranda e mestre em Ciência Política e co-fundadora d’A Tenda das Candidatas, que afirma que “a reforma eleitoral só terá consequências democráticas quando a perspectiva de gênero e raça for colocada como estruturante. Por isso, é preciso que esses grupos façam parte da discussão”.

No mesmo sentido afirma Laura Astrolabio, advogada, mestranda de políticas públicas em direitos humanos da UFRJ, co-criadora d’A Tenda das Candidatas e também co-organizadora sobre a importância do evento. “Um dado importante que não posso deixar de falar enquanto mulher negra, é que das 513 cadeiras da Câmara dos Deputados, 77 são ocupadas por mulheres, sendo que dessas 77 apenas 13 são ocupadas por mulheres negras, mesmo que essas representem o maior grupo demográfico brasileiro, porque são 28% da população“.

A I Jornada sobre Democracia, Gênero, Raça e Representação em Tempo de Reformas Políticas é a primeira parceria entre o Observatório de Candidaturas Femininas da OAB SP e a iniciativa d´A Tenda das Candidatas, e as inscrições podem ser feitas clicando no link. Serão conferidos certificados aos participantes.