Skip to main content
InstitucionalNotícias

OAB SP promove ‘Hora do Voto’ com Simone Tebet

By 19 de agosto de 2022agosto 23rd, 2022No Comments
OAB SP promove 'Hora do Voto' com Simone Tebet

Candidata à Presidência da República apresentou propostas de sua chapa para a advocacia paulista

 

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) recebeu ontem (18) a senadora pelo Mato Grosso do Sul e candidata à Presidência da República pelo MDB, Simone Tebet, na sede da entidade, na região central da Capital, para uma sessão de perguntas sobre seu projeto de governo. O encontro “Hora do Voto” é uma iniciativa da OAB SP para promover espaços de debate público com os candidatos ao máximo cargo do Executivo nacional, ampliando a Democracia nas Eleições 2022.

Na mesa, estiveram presentes o vice-presidente da Secional, Leonardo Sica; o diretor tesoureiro da entidade, Alexandre de Sá Domingues; a tesoureira da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Solange Amorim Coelho; o conselheiro da OAB SP e presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Ricardo Vita Porto; a conselheira secional e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Priscila Akemi Beltrame; o membro da Comissão de Defesa da Democracia e do Estado de Direito, Sebastião Botto de Barros Tojal; o Ouvidor da OAB SP, Wilson Santos; e, como mediador, o advogado Sergei Cobra.

A candidata, natural do município de Três Lagoas (MS), iniciou o evento apresentando sua trajetória no Direito e na vida pública. Professora e constitucionalista, ela foi deputada estadual no MS, duas vezes prefeita, vice-governadora, e, atualmente, ocupa uma cadeira no Senado. Tebet, que já presidiu a Comissão de Constituição e Justiça, destacou alguns projetos que beneficiaram a advocacia, como a suspensão de prazos para advogadas gestantes, lactantes e que passaram por um processo de adoção de um menor. Profissionais da advocacia  também estão incluídos nessa proposta, já aprovada.

A senadora contou, ainda, como foi sua experiência na Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da Covid, que investigou as supostas fraudes ocorridas durante a pandemia para a compra de equipamentos de saúde e vacinas, como a Covaxin. Tebet defendeu o fim da reeleição e o orçamento secreto. Este último, classificado por ela como “o maior esquema de corrupção do planeta”.

A candidata à Presidência respondeu a perguntas de advogadas e advogados, bem como apresentou suas propostas de governo para as áreas de Educação, Comércio Exterior, Meio Ambiente, Agronegócio, entre outros. Ela reforçou o caráter inclusivo que terá seu governo, se eleita. Para o cargo de vice-presidente, ela escolheu uma mulher com deficiência, a senadora Mara Gabrilli (PSDB).

Perguntada sobre o papel da advocacia, os limites do Poder Judiciário e as sanções vigentes à magistrados, Tebet afirmou que pretende restaurar a “harmonia entre os Poderes da República”, bem como a fiscalização e o controle entre eles. “[Se eleita] vou sancionar qualquer medida ou lei aprovada pelo Congresso Nacional que restrinja excessos de qualquer autoridade no Brasil”, disse.

A Secional paulista da Ordem também receberá os candidatos Ciro Gomes (PDT) e o ex-presidente Lula (PT) no Hora do Voto.