InstitucionalNotícias

OAB SP promove ‘Hora do Voto’ com Simone Tebet

By 19 de agosto de 2022agosto 23rd, 2022No Comments
OAB SP promove 'Hora do Voto' com Simone Tebet

Candidata à Presidência da República apresentou propostas de sua chapa para a advocacia paulista

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) recebeu ontem (18) a senadora pelo Mato Grosso do Sul e candidata à Presidência da República pelo MDB, Simone Tebet, na sede da entidade, na região central da Capital, para uma sessão de perguntas sobre seu projeto de governo. O encontro “Hora do Voto” é uma iniciativa da OAB SP para promover espaços de debate público com os candidatos ao máximo cargo do Executivo nacional, ampliando a Democracia nas Eleições 2022.

Na mesa, estiveram presentes o vice-presidente da Secional, Leonardo Sica; o diretor tesoureiro da entidade, Alexandre de Sá Domingues; a tesoureira da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Solange Amorim Coelho; o conselheiro da OAB SP e presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Ricardo Vita Porto; a conselheira secional e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Priscila Akemi Beltrame; o membro da Comissão de Defesa da Democracia e do Estado de Direito, Sebastião Botto de Barros Tojal; o Ouvidor da OAB SP, Wilson Santos; e, como mediador, o advogado Sergei Cobra.

A candidata, natural do município de Três Lagoas (MS), iniciou o evento apresentando sua trajetória no Direito e na vida pública. Professora e constitucionalista, ela foi deputada estadual no MS, duas vezes prefeita, vice-governadora, e, atualmente, ocupa uma cadeira no Senado. Tebet, que já presidiu a Comissão de Constituição e Justiça, destacou alguns projetos que beneficiaram a advocacia, como a suspensão de prazos para advogadas gestantes, lactantes e que passaram por um processo de adoção de um menor. Profissionais da advocacia  também estão incluídos nessa proposta, já aprovada.

A senadora contou, ainda, como foi sua experiência na Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da Covid, que investigou as supostas fraudes ocorridas durante a pandemia para a compra de equipamentos de saúde e vacinas, como a Covaxin. Tebet defendeu o fim da reeleição e o orçamento secreto. Este último, classificado por ela como “o maior esquema de corrupção do planeta”.

A candidata à Presidência respondeu a perguntas de advogadas e advogados, bem como apresentou suas propostas de governo para as áreas de Educação, Comércio Exterior, Meio Ambiente, Agronegócio, entre outros. Ela reforçou o caráter inclusivo que terá seu governo, se eleita. Para o cargo de vice-presidente, ela escolheu uma mulher com deficiência, a senadora Mara Gabrilli (PSDB).

Perguntada sobre o papel da advocacia, os limites do Poder Judiciário e as sanções vigentes à magistrados, Tebet afirmou que pretende restaurar a “harmonia entre os Poderes da República”, bem como a fiscalização e o controle entre eles. “[Se eleita] vou sancionar qualquer medida ou lei aprovada pelo Congresso Nacional que restrinja excessos de qualquer autoridade no Brasil”, disse.

A Secional paulista da Ordem também receberá os candidatos Ciro Gomes (PDT) e o ex-presidente Lula (PT) no Hora do Voto.