Skip to main content
DestaquesInstitucionalNotícias

OAB SP pede revogação de portaria do TRT2 para manter prazos processuais que tramitam virtualmente

By 25 de março de 2021No Comments
Suspensao Prazos TRT2

Desde segunda-feira (23), processos físicos e eletrônicos estão suspensos por tempo indeterminado no âmbito do órgão, que abrange a Capital, Guarulhos, Osasco, ABC paulista e Baixada Santista

A Ordem dos Advogados do Brasil – seção São Paulo (OAB SP) solicitou ontem (24), via ofício, à Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2) a manutenção dos prazos dos processos que tramitam eletronicamente. Por meio da Portaria do Gabinete da Presidência nº 16/2021, o TRT2 suspendeu – por prazo indeterminado – todos os prazos processuais, tanto físicos como eletrônicos, no âmbito de sua jurisdição.

No documento, assinado pelo Presidente da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, e pelas Comissões de Direitos e Prerrogativas e de Relacionamento com o TRT2, o Desembargador Luiz Antonio Moreira Vidigal é comunicado que a medida pode ensejar grandes prejuízos à Advocacia e aos jurisdicionados.

Para a Secional, como – corretamente – a portaria previu que as audiências virtuais serão mantidas, cabendo a cada magistrado decidir sobre eventuais suspensões, não há necessidade desse congelamento, pois, da mesma forma que a parte teria condições participar de uma sessão telepresencial, igualmente poderia cumprir qualquer outro ato processual, como a elaboração e juntada de petições.

Segundo a OAB SP, uma vez que os atos processuais podem ser realizados de maneira remota, passado um ano do início da pandemia da Covid-19, advogados e servidores da Justiça estão adaptados e equipados para promover o andamento dos feitos virtualmente, levando em consideração as medidas de distanciamento social adotadas desde março de 2020.

A entidade ressalta que a suspensão dos prazos interferirá diretamente no cumprimento de atos como apresentação de contestações, réplicas, impugnações, expedição e levantamento de alvarás, dentre outros. Também aponta que, com o andamento processual congelado, as partes correm riscos com relação ao objeto da demanda, cujo alcance ficará cada vez mais distante.

Ainda de acordo com a Secional, o contexto de pandemia gerou enormes prejuízos financeiros e econômicos à população, o que pode ser agravado com a determinação do TRT2, já que muitos advogados e jurisdicionados necessitam dos valores referentes a levantamentos de alvarás para enfrentar o período atual.

Por fim, o ofício requer que seja revogada a portaria em questão, para, ressalvada a existência de feriado, sejam mantidos os prazos processuais nos processos que tramitam em meio eletrônico.