DestaquesInstitucionalNotícias

OAB SP participa de reunião na Alesp para discutir aumento de taxas judiciárias

By 26 de outubro de 2022novembro 4th, 2022No Comments

Assembleia Legislativa de São Paulo deve votar ainda em 2022 os PLs que aumentam as taxas judiciárias praticadas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo

A OAB SP (Ordem do Advogados do Brasil secional São Paulo) participou nesta quarta-feira (26) de um encontro na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) com representantes de diversas bancadas, com o TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo), e a deputada estadual Janaina Paschoal, que presidiu a reunião, para discutir os Projetos de Lei que tratam do aumento das taxas judiciárias pelo Tribunal paulista. A Secional quer garantir que, caso sejam aprovados, os PLs não afetem o acesso à Justiça ou dificultem o exercício da advocacia

O vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica, e o presidente da Comissão de Jurimetria e Análise Preditiva da Ordem paulista, Marcelo Guedes Nunes, representaram a entidade, que também é autora dos pedidos de diálogo sobre o tema. “Fizemos uma reunião com lideranças e juízes e não vamos deixar que o aumento das taxas judiciárias venha impactar no exercício da advocacia e no atendimento aos nossos clientes”, disse Sica.

Após a reunião, a Alesp aguardará o posicionamento do TJSP sobre os questionamentos feitos pela OAB SP. “Queremos entender onde serão aplicados os novos recursos que o TJSP pretende arrecadar com o aumento das taxas e saber, por exemplo, se eles pretendem ampliar o atendimento em alguma região”, questionou o vice-presidente.

A Comissão de Jurimetria e Análise Preditiva da OAB SP defende que o tema seja discutido amplamente pela sociedade, dado os impactos que o aumento poderá causar em novos processos junto ao Tribunal. Para a OAB SP, taxas muito altas poderiam apresentar um caráter “inibitório” de acesso à Justiça, enquanto que taxas muito baixas poderiam fomentar a judicialização excessiva.

Para o presidente da Comissão, Marcelo Guedes Nunes, a entidade não se opõe ao aumento, mas defende que os valores sejam revisados com base nas necessidades financeiras reais do Tribunal.  “Qual o impacto financeiro esperado em termos de arrecadação? Há estudos estimando redução na quantidade de ações a serem propostas, tendo em vista o aumento do custo?”, questiona Nunes.

A Alesp discute duas alterações legislativas que deverão culminar no aumento das taxas judiciárias dos processos que tramitam nas comarcas estaduais e no Tribunal de Justiça de São Paulo, cuja relatoria pertence ao deputado estadual Marcos Zerbini (PSDB). A autoria dos projetos é a Corregedoria-Geral de Justiça e foi enviada à Assembleia paulista pelo próprio TJSP.

O TJSP argumenta que o aumento é necessário para aumentar as taxas porque elas estão entre as mais baixas praticadas no país, em comparação com outros tribunais, e também devido ao aumento dos custos no geral.

Defesa da advocacia

No dia 3 de agosto, a presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, e o vice-presidente, Leonardo Sica, foram à Alesp para entregar ao presidente da casa, Carlos Eduardo Pignatari, ofício em que solicitaram a ampliação da discussão sobre o aumento das taxas judiciárias no Estado. Na ocasião, Pignatari se comprometeu a não colocar o projeto em votação antes de realizar o debate público e sem a OAB SP ser ouvida.