ComissõesNotíciasÚltimos Destaques

OAB SP e Subseção de Guarulhos prestam apoio a abordados pela PRF, enquanto exerciam a advocacia

By 4 de julho de 2022julho 5th, 2022No Comments

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP), em conjunto com a OAB Guarulhos e a Comissão de Direitos e Prerrogativas, presta apoio a Luiz Carlos Tiburcio da Silva Junior, a sua irmã Rubia Fernanda Casemiro da Silva e a sua noiva Bruna Stefanny Gomes da Silva, que, no exercício da advocacia, foram abordados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na última sexta-feira (1), com abuso de autoridade.

Segundo a Subseção, que acompanhou o caso, a intercepção dos advogados teve conotação racista. Ainda de acordo com a OAB Guarulhos, após condutas arbitrárias terem ocorrido na abordagem dos noivos, Rubia foi chamada para comparecer ao local na condição de irmã de Luiz, bem como defensora dele e de Bruna.

“Apontaram que eu tinha feito uso de drogas naquele carro. Posteriormente, acusaram que o carro havia sido utilizado para usar drogas. Lamento muito ter passado por isso. Lamento, também, pela minha noiva e pela minha irmã, que, juntamente comigo, foi algemada. Os vídeos são claros, não havia nada que justificasse a conduta, acusaram-me de vários crimes”, afirmou Luiz, em entrevista ao Migalhas.

Ele contou ao site de notícias que pediu várias vezes para serem conduzidos a um distrito policial, o que só aconteceu três horas depois da interceptação. O coordenador regional da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB SP, Leonardo Souza Costa, estava presente na delegacia para atuar em defesa dos advogados.

O membro da Secional e o presidente da OAB Guarulhos, Abner Alves Vidal, participaram de ato de apoio a Luiz, Rubia e Bruna, que contou com mais de 40 advogados e foi transmitido ao vivo pela Subseção em uma rede social: “Quando a Dra. Rubia se mostra contrária à busca do veículo sem a presença do averiguado, ela está exercendo a advocacia”.

A presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, acompanhou o desenrolar dos fatos em contato telefônico permanente com o presidente da Comissão, Luiz Fernando Pacheco, que ressaltou que “a OAB lutará pela justa punição administrativa e criminal dos policiais rodoviários envolvidos”.