ComissõesNotícias

OAB SP debate direito de associação em reunião com relator da ONU

By 31 de março de 2022abril 25th, 2022No Comments
OAB SP debate direito de associação em reunião com relator da ONU

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional e da OAB SP participaram de reunião ontem (30) com uma delegação da Organização das Nações Unidas (ONU) para debater o direito de associação. O encontro ocorreu em Brasília, que recebe a visita de Clément Voule, relator especial da ONU para o Direito de Liberdade de Associação e de Reunião Pacífica. A Ordem participou das discussões, por meio da participação da presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Silvia Souza, e da presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da Secional, Laís de Figueiredo Lopes.

O representante da ONU está em missão institucional no Brasil, até o dia 8 de abril, para apurar a efetividade desses direitos, casos de violações e de uso de força contra organizações e movimentos sociais em manifestações pacíficas. Durante a reunião na Capital federal, Voule recebeu informações e dados sobre medidas e ações de autoridades brasileiras que ferem ou impedem a livre manifestação e a livre associação de grupos e entidades. As organizações de defesa dos Direitos Humanos também se preocupam com projetos de lei que podem caracterizar os movimentos como terroristas.

A presidente da CNDH, Silvia Souza, destacou que a Ordem fez colocações sobre a importância de as entidades terem liberdade e acesso ao debate público, para a construção de uma democracia ainda mais forte no Brasil. “Apresentamos as nossas contribuições e preocupações que serão, depois, sistematizadas e remetidas ao relator, no sentido de ver garantida a participação da sociedade civil nos espaços de construção e monitoramento de políticas públicas”, disse Silvia.

“É primordial que possamos ter um ambiente regulatório que seja mais favorável às organizações da sociedade civil no país, por isso é tão importante o processo de escuta do relator, para, depois, observarmos suas recomendações ao Brasil”, complementou Laís de Figueiredo Lopes.

Fotos: Divulgação/OAB Nacional

Fonte: OAB Nacional