NotíciasSubseções

OAB Campinas completa 89 anos de fundação

By 22 de março de 2021No Comments

Subseção acompanhou o desenvolvimento da região e está entre as três maiores Subseções do país

A 3ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, uma das mais antigas do país, completa neste mês de março 89 anos de fundação. De acordo com os registros documentados, a OAB Campinas foi instituída no dia 21 de março de 1922, tendo sua primeira Diretoria eleita no dia 26 de março do mesmo ano.

O ato de fundação da Subseção de Campinas ocorreu dois meses após a fundação da OAB SP, por ato do primeiro Presidente da Secional paulista, o advogado Plínio Barreto. Na mesma época foram criadas as primeiras 28 Subseções do Estado de São Paulo.

No decorrer de quase nove décadas, a OAB Campinas acompanhou o desenvolvimento da região e hoje está entre as três maiores Subseções do país, superando em número de profissionais inscritos várias Secionais de norte a sul. Entre advogadas e advogados, estagiários e estagiários, Campinas alcança a marca de 12.500 inscritos em seus quadros.

“A nossa entidade cresceu no mesmo ritmo do desenvolvimento econômico e social da Região Metropolitana de Campinas. Hoje temos uma completa infraestrutura de atendimento às advogadas e advogados, incluindo a sede atual com amplas instalações e que contempla todos os serviços da Subseção e também da OAB SP e CAASP”, atesta o presidente Daniel Blikstein.

Em sua trajetória, a OAB Campinas foi presidida por 25 dirigentes, entre eles Ataliba Soares de Sá que, em sua segunda gestão (1977/1978), ergueu a primeira sede própria da entidade de classe, no centro de Campinas. No final de 2015, na primeira gestão do presidente Daniel Blikstein, a Subseção ergueu sua segunda sede, a Casa da Advocacia e Cidadania de Campinas, em amplas e modernas instalações, com capacidade para atender ao crescimento da Advocacia nas próximas décadas.

Em 2018, a primeira sede (Centro) passou a abrigar um serviço inédito: o Escritório Compartilhado. Instalado no 2º andar, o espaço conta com duas salas de apoio equipadas com computadores para uso gratuito das advogadas e advogados. Ainda entre os serviços mantidos pela Subseção para atendimento da classe estão oito Salas da Ordem, que funcionam nos prédios do Judiciário em Campinas, sendo todas equipadas com computadores e mesas de reunião, além dos serviços de fotocópia e digitalização de documentos.