ComissõesNotícias

Nota Pública: OAB SP se manifesta contra PL 3.293/2021 que busca alterar a Lei de Arbitragem

By 15 de julho de 2022No Comments
PL que amplia divulgação sobre direito de atuação da advocacia está em tramitação na Alesp

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), por sua Comissão Especial de Arbitragem, vem a público para, respeitosamente, manifestar sua posição contrária ao Projeto de Lei nº 3.293/2021 (“PL 3.293/2021”), de autoria da Exma. Sra. Deputada Federal Margarete Coelho, que busca alterar a Lei nº 9.307, de 23 de setembro de 1996 (“Lei de Arbitragem”).

Preocupa sobremaneira o recente requerimento de urgência apresentado pelo Exmo. Sr. Deputado André Fufuca à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para que o PL 3.293/2021 seja apreciado em regime de urgência.

As duas primeiras décadas de prática da arbitragem sob o ordenamento instituído pela Lei nº 9.307/96 apontaram, evidentemente, questões importantes que recomendavam o ajuste legislativo necessário. Assim é que, em maio de 2014, foi criada uma Comissão Especial destinada a proferir parecer ao projeto de lei que introduzia mudanças na Lei nº 9.307/96, formada por juízes, juristas, professores, advogados e representantes de instituições arbitrais sob a liderança do Ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça.

As discussões travadas no âmbito daquela Comissão trouxeram a lume e esclareceram todas as questões que efetivamente necessitavam de ajuste legislativo, culminando com a promulgação da Lei nº 13.129, de 26.5.2015, que alterou dispositivos da Lei 9.307/96 de modo a (i) confirmar sua aplicabilidade aos conflitos relativos a direitos patrimoniais disponíveis envolvendo a administração pública direta e indireta; (ii) dispor sobre a escolha dos árbitros, a interrupção da prescrição e a concessão de tutelas cautelares e de urgência; e (iii) regular o processamento das cartas arbitrais.

Aquela importante revisão e atualização da Lei de Arbitragem, em conjunto com o amadurecimento da jurisprudência de nossos tribunais e do aperfeiçoamento dos regulamentos das câmaras arbitrais, forneceram aos jurisdicionados, e assim permanece nos dias de hoje, a segurança necessária para a utilização da arbitragem no Brasil.

É certo que continuamente há questões que precisam ser debatidas e aprimoradas por todos os que atuam na área, sempre com vistas ao bem maior que é a segurança jurídica e a confiança dos jurisdicionados nesse já consagrado sistema de resolução extrajudicial de conflitos.

Temas como publicidade versus confidencialidade, jurisprudência arbitral, qualificação e disponibilidade dos árbitros, aderência ou não a precedentes judiciais consolidados, extensão do dever de revelação dos árbitros, regulamentação dos procedimentos arbitrais envolvendo a administração pública e a forma de cumprimento/execução das sentenças deles decorrentes, financiamento de terceiros, produção antecipada de provas, dentre outros, estão constantemente presentes na atualidade.

Todas essas questões, porém, já encontram supedâneo legal, regulamentar e jurisprudencial suficiente em nosso ordenamento jurídico para que sejam debatidas e pacificadas.

Alterações legislativas desnecessárias, principalmente quando fruto de iniciativas que não envolvam a comunidade jurídica atuante na área (a exemplo do que exitosamente ocorreu na reforma de 2015) só servem para fulminar o princípio basilar da autonomia da vontade das partes na contratação e condução da arbitragem como método eficiente de solução extrajudicial de conflitos, que tanto tem colaborado para o desenvolvimento dos negócios e a pacificação dos conflitos em nosso país.

Desse modo, a Comissão conclama os ilustres parlamentares para o arquivamento do PL 3.293/2021, sem prejuízo da continuidade do indispensável e sempre presente debate institucional sobre o tema à luz do ordenamento jurídico vigente.

São Paulo, 15 de julho de 2022

Leonardo Sica