Skip to main content
CAASPNotícias

Na sede da CAASP, xadrez presencial volta com força total

By 27 de junho de 2022No Comments
Na sede da CAASP, xadrez presencial volta com força total

Advogados e advogadas enxadristas voltaram a se reunir presencialmente no 20º Torneio de Xadrez OAB SP-CAASP, após dois anos de competições apenas on-line por causa da pandemia de Covid-19. A sede da CAASP sediou o tradicional evento da advocacia no dia 25 de junho, consagrando o jogo da concentração e do intelecto na modalidade rápida.

Veja as fotos AQUI. 

Organizado pelo Departamento de Esportes e Lazer da Caixa de Assistência, área de responsabilidade do diretor Edivaldo Mendes da Silva, o Barão, o Torneio de Xadrez OAB SP-CAASP realiza-se na modalidade rápida, que cada vez mais é adotada no mundo inteiro. Segundo o árbitro Christian Georges Augustopoulos, o Grego, integrante dos quadros da Federação Internacional de Xadrez (Fide), a própria Fide já tem um ranking exclusivo de enxadristas da modalidade rápida, que exige cálculos menos profundos que a modalidade longa, mas, em compensação, requer mais criatividade e atenção na abertura. 

O primeiro lugar do 20º Torneio de Xadrez OAB SP-CAASP ficou com Marcos Guilherme Monteiro Jorge, campeão pela décima-nona vez, considerados os torneios presenciais e on-line. O segundo colocado foi Milton Okamoto e o terceiro, Orlando Silva Souza. O campeão da categoria Master foi Cléber Moreira de Holanda. Duas advogadas participaram – Luciana Maria dos Santos e Débora Zanon Lucas, com a primeira alcançando a maior pontuação entre elas.

O diretor Barão prestigiou o evento e fez a entrega dos troféus e medalhas. “Esporte é vida, é confraternização e amizade, por isso todos são vencedores”, afirmou, informando a intenção da Caixa de levar o xadrez às subseções, observando o movimento de interiorização do esporte em curso na atual gestão.

“Nunca ganhei com facilidade, pois o nível dos jogadores é alto. O xadrez é um jogo que exercita a mente, que testa a capacidade de abstração mas, tão importante quando a disputa em si, é a oportunidade de encontrar os amigos”, declarou Monteiro Jorge. O campeão dedicou sua vitória ao amigo Marco Antonio do Amaral Filho, que se recupera de um sério problema de saúde.

Para Milton Okamoto, “xadrez é coisa de momento: basta um único erro e reverte-se o jogo”. O vice-campeão destacou o ambiente que abriga os torneios promovidos pela Caixa de Assistência: “O clima é extraordinário, a equipe é muito gentil”.

Terceiro colocado no torneio, Orlando Silva Souza dedicou o troféu que recebeu a Danilo Epitácio Rosa, responsável por introduzi-lo no xadrez e incentivá-lo a praticar o jogo do intelecto. “O xadrez mudou minha vida”, reconheceu.

Já Luciana Maria dos Santos comentou bem humorada: “Os jogos são bem difíceis, os jogadores são muito fortes. Venho para me desafiar e de vez em quando ganho”. Luciana é advogada desde 2018 e começou a jogar xadrez em 2014.

Campeão Master, Cléber Moreira de Holanda participou de quase todas as edições presenciais do Torneio de Xadrez OAB SP-CAASP. Nesta última, por muito pouco não derrotou o campeão geral Monteiro Jorge: “Houve um momento em que eu poderia ter vencido, como o próprio Jorge notou, mas há o fator tempo, o imponderável que vem através do relógio. De qualquer maneira, participar já uma vitória”.