CAASPNotícias

Lazer e saúde mental: aulas de dança conquistam a advocacia nas subseções da OAB SP

By 1 de junho de 2023No Comments

A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) sabe que a dança alivia o estresse e, dessa forma, contribui para o bem-estar psicológico. Por essa razão, aulas de dança foram integradas às ações permanentes da CAASP no campo da saúde mental. O projeto, iniciativa da diretora Lúcia Bludeni, já é sucesso em várias subseções da Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP). E encontra-se em expansão.

• Veja mais fotos aqui.

Um bom exemplo é a OAB São Miguel Paulista, que resolveu incluir uma apresentação de tango na segunda edição do seu Sarau Cultural. A coreografia foi desenvolvida pela professora Adriana Nogueira, que ministra as aulas todas as quartas-feiras na 110ª Subseção da Ordem paulista.

O Sarau, que conta com uma variedade de artistas e apresentações, é aberto para a advocacia, para músicos e autores locais. O intuito é promover a cultura no seio da classe, como explica a presidente da OAB São Miguel Paulista, Silvia Brito de Araújo: “Queremos incentivar a cultura e o entretenimento dentro da nossa Casa da Advocacia, oferecendo um ambiente descontraído e mostrando que a Ordem possui diversas atividades voltadas para o lazer dos advogados. As aulas de dança estão contribuindo para essa missão – trata-se de uma atividade terapêutica, que alivia o estresse diário da profissão”.

Além de aliviar o estresse, a dança também ajuda no combate à ansiedade, à depressão e ao esgotamento mental. A mobilidade que proporciona gera, ainda, um impacto na memória, no raciocínio e no desenvolvimento das relações interpessoais. Foi pensando nesses benefícios que a Subseção de Vila Prudente resolveu aderir ao projeto.

“Queríamos aumentar a participação dos advogados nas atividades oferecidas pela CAASP, além de melhorar a qualidade de vida dos nossos inscritos. As aulas começarão no dia 6 de junho. Estamos muito animados”, celebra a presidente da 103ª Subseção da OAB SP, Renata Cristina Quadrado. “As aulas de dança são a nossa maneira de cuidar e incentivar a prática de atividade física, uma aliada tão importante no combate a muitas doenças”, complementa Renata.

O presidente da Subseção de Pinheiros, Paulo Sergio Camargo, salienta que as aulas de dança revelam o olhar diferente que a nova gestão da Caixa de Assistência direciona à advocacia: “O projeto vem ajudando muito na integração dos advogados. As aulas estão trazendo ótimos resultados e mostrando o apoio que a classe vem recebendo da Ordem e da CAASP para garantir o seu bem-estar”.

Em Santo Amaro, a dança é vista como uma ferramenta para a melhora do sistema cardiovascular, diminuir dores nas costas, aumentar o fluxo sanguíneo e a capacidade de concentração – tudo prejudicado pelo estresse comum à profissão. O presidente da Subseção local, Alexandre Fanti Correia, reforça a importância da prática: “A nossa profissão gera muito estresse e tensão e, quando temos uma atividade diferenciada – como as aulas de dança -, cria-se uma oportunidade para trabalhar corpo e mente”.

“Os advogados e as advogadas de Santo Amaro estão adorando as aulas. O grupo vem se mantendo unido e, a cada aula, mais pessoas estão aderindo. A CAASP está de parabéns por essa iniciativa e pode contar com o nosso apoio para qualquer medida que vise à saúde da advocacia”, acrescenta Correia.

No Jabaquara, o envolvimento da advocacia é o destaque, como compartilhou a presidente da 116ª Subseção, Terezinha Fernandes de Oliveira: “O comprometimento da advocacia com as aulas é espetacular. A maioria dos alunos está desde o começo e está empenhado em trazer mais gente. A ideia dessa atividade é funcionar como uma terapia, contribuindo para a saúde dos nossos colegas”.

Na Subseção de Tatuapé, a divulgação é peça fundamental para o êxito do projeto. A vice-presidente dessa entidade, Sandra Regina Pavani Foglia, tomou como missão pessoal difundir as informações sobre a atividade, que é praticada no Sport Clube Corinthians Paulista, mediante parceria. “Incluímos as aulas de dança na nossa agenda oficial e estamos reforçando a importância para a saúde, a convivência entre os colegas e com a família”, explica a diretora da OAB Tatuapé. “As aulas estão cumprindo esse papel de aproximar as pessoas, socializá-las, propiciando momentos de autoestima, diminuindo a ansiedade por meio de interações leves e descontraídas”, completa Sandra.

Para o presidente da OAB de Nossa Senhora do Ó, Carlos Guaita, o objetivo da CAASP e da 238ª Subseção estão sendo atingidos: “As aulas são um momento de encontro, relaxamento e socialização. O advogado e a advogada possuem uma rotina conturbada e as aulas entregam essa reunião com o outro e consigo mesmo. Estamos divulgando o projeto em todas as redes, em entregas de Carteiras e convidando a advocacia a participar”.

A 100ª Subseção da OAB SP está fortalecendo os laços entre os inscritos nas aulas de dança. A presidente da OAB Ipiranga, Daniela dos Reis, diz que os advogados e as advogadas estão muito empolgados com a dança. É um momento para eles se desconectarem da vida agitada, fazerem amigos. “Realizamos a divulgação pelos perfis oficiais da Casa, mas a divulgação feita pelos próprios participantes possui maior impacto. Estamos pensando em fazer a primeira apresentação na nossa festa junina, que se aproxima”, ressalta Daniela.