CAASPNotícias

Homenagem da CAASP a Braz Martins Neto reúne lideranças da advocacia paulista

By 27 de julho de 2022agosto 1st, 2022No Comments
Homenagem da CAASP a Braz Martins Neto reúne lideranças da advocacia paulista

A relevância de Braz Martins Neto para a história da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), da Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) e do Direito foi exaltada em solenidade realizada ontem (26), quando sua foto foi entronizada na Galeria de Ex-Presidentes da CAASP. Algumas das mais importantes lideranças da advocacia paulista compareceram na homenagem, muitas das quais atuaram ao lado dele em gestões nas entidades de classe.

Veja as fotos aqui.

Em seu pronunciamento, Martins Neto disse ser integrante de “um grupo de pessoas que trabalhou de forma abnegada para prestar assistência à advocacia”. Sobre os componentes da diretoria da Caixa que com ele compartilharam a gestão 2016-2018, afirmou terem sido “extremamente profissionais, junto com um valoroso corpo de colaboradores, para que as dificuldades fossem superadas”. Nessa hora, emocionou-se ao lembrar da diretora Maria Célia do Amaral Alves, que faleceu durante o mandato: “Ela fez e ainda faz muita falta”.

Martins Neto elogiou as atuais direções da Secional e da Caixa de Assistência, instituições que, como destacou, “caminham nos trilhos, a uma velocidade segura”. O advogado, que também foi secretário-geral da OAB SP e presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), rememorou momentos que marcaram sua trajetória profissional, resumindo com as seguintes palavras: “A advocacia, para mim, é um sacerdócio. Não para colher confissões, mas para garantir o Direito a todos os cidadãos”.

A presidente da CAASP, Adriana Galvão, referiu-se a Martins Neto como “dono de uma folha de serviços que é referência para a advocacia”. Dirigindo-se ao homenageado, declarou: “A história precisa ser contada de forma clara e transparente. A Caixa, hoje, dá continuidade ao seu trabalho, desenvolvido ao lado de outros dirigentes dedicados e competentes”.

Para a atual presidente da entidade, como dito em seu discurso, a trajetória de Martins Neto baseia-se em dois valores indissociáveis da advocacia: lealdade e respeito às pessoas.

Representando a presidente Patricia Vanzolini, o vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica, afirmou que a homenagem a Martins Neto reveste-se de “grande significado”, pois a promoção de mudanças exige “reconhecimento do passado”.

“Homenagear Braz Martins Neto por sua gestão na CAASP é pouco, mas é o que a realidade nos permite hoje. Considere-se, Dr. Braz, homenageado por toda sua história na advocacia, exemplo de coerência, firmeza e diálogo”, disse Sica. Ao seu lado estava a secretária-geral da Secional, Daniela Magalhães.

Antecessor de Martins Neto na presidência da Caixa de Assistência, Fábio Romeu Canton Filho observou que o homenageado tem sua competência profissional “reconhecida em todo o meio jurídico, não apenas na advocacia”. Para Canton, “o reconhecimento que a CAASP adquiriu, como a maior entidade assistencial de classe do Brasil, deve-se muito ao trabalho de pessoas como Braz Martins Neto, paradigma da advocacia brasileira”.

Presidente da OAB SP por três gestões, entre 2004 e 2012, Luiz Flávio Borges D’Urso reconheceu-se orgulhoso por ter servido à entidade ao lado de pessoas como Martins Neto, “cuja história de atuação profissional é impecável”. D’Urso também salientou que “a advocacia precisa da Caixa de Assistência e do seu crescimento contínuo, como estamos vendo nesta gestão, liderada por Adriana Galvão”.

A solenidade de entronização da foto de Martins Neto na Galeria de Ex-Presidentes da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo foi abrilhantada por apresentação do Coral OAB SP-CAASP, sob  regência do maestro José Antunes. Compuseram a mesa principal, além do homenageado, Adriana, Sica, Daniela, Canton Filho e D’Urso, os atuais diretores da CAASP, Solange de Amorim Coelho, Edivaldo Mendes da Silva, Lúcia Bludeni, Rossano Rossi e Vilma Muniz de Farias.

Trajetória

Martins Neto é formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1973) e atua, especialmente, em Direito Empresarial. Além de conselheiro secional em várias gestões, foi presidente e corregedor do TED da OAB SP. Também presidiu a Comissão de Estágio e Exame de Ordem da Secional e integrou a Comissão de Inscrição do Quinto Constitucional, a Comissão de Acompanhamento das Negociações junto à OMC e a Comissão de Assuntos do Judiciário.  Fez parte, pela OAB SP, de várias bancas examinadoras para ingresso na Magistratura. Foi diretor tesoureiro da CAASP (2010), secretário-geral da OAB SP (2010-2012) e diretor da Escola Superior de Advocacia (2014-2015).

Ao seu lado, na gestão da CAASP entre 2016 e 2018, estiveram: Arnor Gomes da Silva Júnior (vice-presidente), Rodrigo Ferreira de Souza de Figueiredo Lyra (secretário-geral), Alexandre Ogusuku (secretário-geral adjunto), Jorge Eluf Neto (diretor tesoureiro), Célio Luiz Bitencourt, Adib Kassouf Sad, Jairo Haber, Maria Célia do Amaral Alves e Rossano Rossi.