Skip to main content
CAASPNotícias

Gratuita, segunda etapa da Campanha CAASP de Saúde Bucal começa em 7 de novembro

By 4 de novembro de 2022novembro 7th, 2022No Comments
Campanha CAASP da Boa Visão: confira a rede de atendimento e adquira a guia de participação

A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) realiza, de 7 de novembro a 9 de dezembro, a segunda fase da Campanha de Saúde Bucal 2022 em consultórios credenciados nas cidades em que a entidade não possui serviço odontológico próprio. Gratuitamente, os pacientes passarão por inspeção e receberão orientações sobre higiene bucal, além de serem submetidos a procedimento profilático e, se necessário, aplicação tópica de flúor.

Para participar, basta clicar aqui para escolher o profissional credenciado e proceder à emissão das guias no mesmo dispositivo, as quais estarão disponíveis a partir de 4 de novembro. Também é possível retirar as guias nas unidades da CAASP – sede, regionais e Espaços Vida.

“A saúde bucal é fundamental para a saúde, em geral. Uma higiene bucal incorreta pode ser responsável por uma série de doenças, não apenas por problemas nos dentes e gengivas”, afirma o vice-presidente da CAASP, Domingos Stocco, responsável pela área de saúde da entidade.

Em casos extremos, uma higiene bucal deficiente pode desencadear uma doença chamada endocardite bacteriana. Tudo começa na placa bacteriana, que provoca uma inflamação na gengiva que, por sua vez, causará uma periodondite, que é a inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes.

Caso bactérias encontrem uma brecha de entrada na circulação, irá direto para o endocárdio, camada interna do coração, onde estão as válvulas cardíacas. Alojada nessa região, a bactéria provocará infecção das válvulas. Apesar de se desenvolver de forma lenta, se o quadro não for tratado rapidamente, a infecção pode evoluir e provocar alterações importantes no funcionamento das válvulas cardíacas, podendo chegar a sua completa destruição.