Skip to main content
CAASPNotícias

Esporte e entretenimento: eventos da CAASP estimulam o convívio familiar

By 30 de agosto de 2021No Comments
CAASP estende inscrições para a Etapa Julho do Circuito Virtual Run

Prova do poder de união exercido pelo esporte aconteceu em 1995, quando a participação de negros na equipe sul-africana na Copa do Mundo de Rúgbi impulsionou o fim do apartheid na África do Sul, como almejado por Nelson Mandela. Também na advocacia o esporte, junto com outras atividades promotoras de bem-estar, tem se revelado fator de união. Os campeonatos esportivos e os eventos organizados pelo Departamento de Esportes e Lazer, área de responsabilidade do diretor Roberto Araújo, e pelo setor de Eventos, a cargo diretora Andréa Regina Gomes, têm sido responsáveis não só pela saúde e por oportunidades de confraternização entre a classe, mas também por gerar diversão e harmonia familiar.

Recém-finalizada, a Etapa Julho da Virtual Run contou com a participação das pequenas Gabriela, de nove aos, e Giovana, 12 anos, filhas do advogado Fábio Eiti Shigetomi. Pai e filhas pedalaram juntos os 20 quilômetros de prova. “Fiquei satisfeito com o resultado obtido, em especial das minhas filhas. Elas estão acostumadas a pedalar a passeio, no anda e para. Na Virtual Run ficaram animadas e empolgadas e não queriam parar até atingir a distância estabelecida pela prova”, conta Shigetomi, que já inscreveu a família na próxima Virtual Run, a ser realizada de 1º a 30 de setembro.

À reportagem ele descreve como o esporte é ferramenta de socialização e cidadania: “Acho de grande importância a prática de esporte, não só pelo condicionamento físico, mas também para novas amizades, para criar hábitos, rotinas e respeito pelo outro”.

A advogada Elizangela Bomfim tem participado do Home Challenge OAB-CAASP de Yoga e Funcional, competição fitness on-line de 21 dias, ao lado do filho, Maurício, de oito anos. “O Maurício puxou o gênio da mãe – é uma criança muito ativa. O Home Challenge tem sido uma oportunidade de praticarmos uma atividade física, por 10, 15 minutos todos os dias juntos”, diz Bomfim.

A advogada diz que o esporte tem conectado a família. Desde o início da pandemia, em 2020, ela, o filho e o marido têm feito caminhadas juntos, à noite. “Temos uma rotina corrida e, às vezes, falta tempo de um para o outro, então essas caminhadas passaram a ser um momento em família, onde conversamos, rimos. Num período como o que vivemos, em que tantas pessoas perderam seus familiares, ter a família unida é muito importante e o esporte tem nos ajudado nessa missão”, registra.

A prática de atividades físicas em família é de fato extremamente benéfica, assegura o instrutor de yoga Thaion Lopes, parceiro da CAASP. “As atividades físicas em família podem proporcionar momentos gostosos e prazerosos, compartilhando algo que é tão especial como cuidar da saúde, da qualidade de vida e dos relacionamentos”, afirma.

Ele diz que a pratica esportiva em família cria um ciclo virtuoso. “Quando conseguimos nos movimentar com regularidade, além de ser saudável para nós, conseguimos incentivar e motivar positivamente, pelo exemplo, nossos parceiros e familiares a compartilharem conosco esse estilo de vida”, observa o instrutor, que mantém uma parceria fitness com a esposa, Tassia Pispico, que também é praticante de yoga e surfa ao lado do marido.

 

Incentivo de longa data

Não é de agora que os eventos da CAASP movimentam as famílias de advogados e advogadas. Em março, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a CAASP promoveu a uma série de atividades on-line especialmente para as advogadas. Eliane de Almeida Rodrigues, 48 anos, aventurou-se nas aulas de defesa pessoal da Federação internacional de Krav Maga. À reportagem ela contou que as aulas proporcionaram momentos de interação divertidos entre ela e o sobrinho Matheus, com quem praticou os movimentos aprendidos.

Em maio, na 2ª Caminhada CAASP da Mulher pela Igualdade de Direitos, advogadas foram às ruas para reiterar a importância da participação feminina na vida pública e social do país, muitas acompanhadas dos cônjuges, como foi o caso de Jéssica Helena Lapolla, que participou da prova acompanhada do marido, Luiz Carlos Couto de Barros Lapolla, também advogado, e da advogada Ana Lúcia Marques Kozlakowski, ela também ao lado do companheiro, Aleksej Kozlakowski Junior.

A CAASP também promove atividades específicas para filhos e filhas dos advogados e das advogadas, como o torneio de e-sport especial de Dia dos Pais, de participação gratuita, que abrangeu os jogos FIFA 20 e PES 20, nos consoles PS4 e Xbox One. Ao todo 66 duplas participaram – pai e filho ou filha formaram cada equipe. Já Campeonato de Stop! OAB-CAASP teve uma edição realizada no Dia das Crianças. Participaram da brincadeira on-line 77 crianças de 8 a 13 anos.