InstitucionalNotíciasÚltimos Destaques

Entrevista com Wilson Santos, Ouvidor da OAB SP: “Mudanças para uma Ouvidoria Ativa”

By 7 de junho de 2022No Comments

A Ouvidoria da OAB SP foi criada em 2004 como um canal para aprimorar os serviços prestados à advocacia e como uma ferramenta de controle de atos e atividades organizacionais. Órgão essencial à advogadas e advogados, a Ouvidoria precisava de mudanças para, de fato, dar celeridade aos atendimentos e aos pedidos de providências nas melhorias da prestação jurisdicional.

A proposta da atual gestão – dentro do programa de governança e gestão, com foco em renovação e transparência – é tornar o departamento em uma “Ouvidoria Ativa”, medida que já está em andamento. Uma das primeiras ações foi o aperfeiçoamento na interação com o Poder Judiciário para a resolução das demandas da advocacia paulista.

Por iniciativa da Secional, foi instaurada uma Comissão Mista de Assuntos Institucionais entre a OAB SP, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, o que facilitou o diálogo com a Justiça Estadual como um todo. De acordo com o Ouvidor Wilson Santos, o canal exclusivo tem sido muito acessado. “O retorno à advocacia tem sido imediato”.

A Ouvidoria da OAB SP pode ser contatada das seguintes formas:

Área Restrita: Canal da Ouvidoria disponível após login na Área Restrita do site da OAB SP

E-mail: ouvidoria@oabsp.org.br

Telefones: (11) 3291-8230/8231

Atendimento presencial: Praça da Sé, 385, Sé – São Paulo – SP

Confira vídeo da Ouvidoria em seu Instagram neste link, e siga o perfil para saber das novidades (@_ouvidoriaoabsp).

Com a missão de transformar a Ouvidoria em um canal onde a advocacia possa se expressar e se fazer ouvida, Santos falou com o Jornal da Advocacia sobre as mudanças em curso e as perspectivas da nova Ouvidoria-geral.

Jornal da Advocacia: Qual o principal objetivo da Ouvidoria da OAB SP?

Wilson Santos: Ser a porta de entrada de denúncias, reclamações, sugestões, e também de elogios, para o posterior processamento de respostas e melhorias. Estamos trabalhando para ser um canal onde a advocacia possa se expressar e se fazer ouvida.

É por meio da Ouvidoria que advogadas e advogados contribuem para o aprimoramento dos serviços prestados pela Secional. O que estamos fazendo agora é dar mais visibilidade a essa plataforma e ajudar a advocacia de forma mais ampla.

JA: Quais as mudanças que estão sendo implantadas?

WS: Muita gente nem sabia que tínhamos a Ouvidoria na OAB SP, portanto queremos comunicar esse serviço e falar das mudanças que estão sendo implantadas. Estamos praticamente começando do zero.

Nossa primeira medida foi compor a Comissão Mista de Assuntos Institucionais entre a OAB SP, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo para facilitar o diálogo com o Poder Judiciário. A partir dessa iniciativa, foi criado o canal exclusivo da Ouvidoria para tratar dos assuntos relacionados à Justiça Estadual.

Desenvolvemos novos cartazes de divulgação; criamos perfil da Ouvidoria nas redes sociais (Instagram @_ouvidoriaoabsp); participamos, ativamente, das sessões do Conselho Pleno; realizamos atendimentos virtuais àqueles que não podem comparecer presencialmente; participamos de diversas cerimônias nas Subseções; criamos a logomarca oficial da Ouvidoria.

Esse movimento de mudança tem inspirado muitas Subseções a implantar Ouvidorias próprias. Muitas têm nos procurado para tirar dúvidas e pedir orientação. Já auxiliamos na implantação das ouvidorias das Subseções de Jundiaí, Mogi Guaçu e Diadema.

JA: Como tem sido a procura pelo canal exclusivo para tratar de temas relacionados à Justiça Estadual?

WS: Iniciamos a operação em abril e, em dois meses de funcionamento, estamos analisando os dados para fins de uma análise comparativa, mas o canal exclusivo tem sido muito acessado, e o retorno aos advogados imediato.

JA: É possível medir a redução no tempo de resolução das demandas com esse canal exclusivo?

WS: Estamos trabalhando para reduzir ainda mais o tempo de resolução das demandas que chegam à Ouvidoria-geral, e para isso, vamos expandir a equipe para nos auxiliar nos atendimentos e no tempo de resposta.

A diretoria executiva da Secional tem atendido aos nossos pleitos, no sentido de potencializar o departamento.

JA: Quais as próximas medidas que serão implantadas na Ouvidoria?

WS: Estamos reativando um aplicativo para celular, que será mais um canal da ouvidoria à disposição dos advogados e advogadas, estagiários e estagiárias, bem como para a sociedade de maneira geral. Além disso, estamos estreitando diálogos com as diversas comissões temáticas da Secional para mapearmos as demandas de forma específica.

Em parceria com a Comissão dos Acadêmicos e Acadêmicas de Direito, por exemplo, instalaremos estandes nos eventos da OAB SP para que os advogados e advogadas participantes possam manifestar suas demandas e/ou buscar informações. Estivemos, em abril deste ano, no I Colégio Nacional de Ouvidores, em Brasília, e temos trocado conhecimento e ideias com ouvidores de todas as secionais da Federação. No fim deste mês, em 29 de junho, participaremos do II Colégio Nacional de Ouvidores, que desta vez será realizado de forma virtual.

A Ouvidoria-geral da OAB SP é o termômetro da gestão e deve estar conectada com os anseios da advocacia, bem como com a sociedade.