Skip to main content
ComissõesNotícias

Direito Antidiscriminatório ganha força diante da necessidade de tornar Poder Judiciário mais igualitário às minorias

By 22 de setembro de 2022No Comments

Tema foi abordado durante a I Jornada de Direito Antidiscriminatório, promovida pela OAB SP nos dias 19 e 20 de setembro

O Poder Judiciário deve se fundamentar no Direito Antidiscriminatório para evitar decisões baseadas em preconceitos e estereótipos. É o que afirma o professor universitário, pós-doutor pela Faculdade de Direito da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e doutor em Direito Constitucional Comparado pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard, também localizada nos EUA, Adilson Moreira, ao explicar como a Justiça pode se tornar mais justa com as minorias. O tema foi abordado na I Jornada de Direito Antidiscriminatório, promovido pela OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo), por meio de sua Comissão de Direitos Humanos, nos dias 19 e 20 de setembro, na sede da Secional.

No primeiro dia de evento, o professor Adilson Moreira, referência no tema e autor do livro “Tratado de Direito Antidiscriminatório”, afirmou que o conhecimento e aplicação da disciplina é de “extrema relevância para o avanço da democracia no país”. Moreira explica que o conceito de democracia está intimamente ligado ao pertencimento social e o reconhecimento da cidadania moral de todas as pessoas. “Todos os indivíduos devem ter acesso aos mesmos direitos”, reforça.

Ao longo de sua apresentação, o especialista mencionou diversas decisões norte-americanas e brasileiras de como as Supremas Cortes, inclusive a Corte Interamericana de Direitos Humanos, sobre decisões de casos de pessoas escravizadas, segregação racial, homofobia, ações afirmativas, entre outros. Para o professor, citando uma decisão do Canadá, é importante levar em conta que “se uma norma contribui para subordinação de um grupo, ela deverá ser considerada inconstitucional”.

Ele lembrou que a composição da magistratura brasileira é formada, em grande maioria, por pessoas brancas, heterossexuais, de classes altas, e que não convivem com pretos, por exemplo. “Essas pessoas nunca estudaram Direito Antidiscriminatório na vida. Elas não têm contato com negros, asiáticos e indígenas. Então, se você não tem contato com o outro, que parâmetro ele usará para decidir? Os estereótipos que estão presentes na nossa cultura”, exemplifica.

Sistema prisional

Um dos locais onde a desigualdade racial no Brasil fica mais evidente é no sistema prisional. De acordo com Fabio Pereira Campos, da Amparar (Associação de Familiares e Amigos de presos/as) e militante da Frente Estadual Pelo Desencarceramento SP, “quando uma pessoa não tem acesso aos direitos sociais, ela acaba acessando o sistema prisional”.

“Existe um afastamento gigante entre aquele que julga e quem está sendo julgado. E enquanto não rompermos com esse distanciamento, a Justiça não vai alcançar essas pessoas. A Justiça não lê processo, os juízes leem pessoas, e sem empatia”, disse.

Campos exemplificou a diferença de tratamento de uma pessoa branca e uma negra presa em flagrante com drogas. “Se o juiz conhece a pessoa, se ela frequenta os mesmos lugares, ele vai olhar com empatia, e no máximo enviar a pessoa para uma clínica de drogas. Então essa pessoa está acessando os direitos da Constituição Federal, ela não será presa, agredida, não terá que comer comida estragada, não será submetida a tortura, e nem ficará desempregada”, ressalta.

Direito Antidiscriminatório nos cursos de Direito

De acordo com o professor Moreira, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que a matéria se torne uma disciplina obrigatória nos cursos de formação de juízes. Ele disse ainda que os Ministérios Públicos Estaduais e Federais também já estão se movimentando para incluir a formação em seus cursos das carreiras. Para Adilson Moreira, todos os cursos de Direito do país deveriam incluir a disciplina.

O coordenador do Núcleo de Direito Antidiscriminatório da Comissão de Direitos Humanos da OAB SP e membro da Comissão Especial de Liberdade Religiosa OAB SP, Flavio Campos, também presente na abertura do evento, afirmou que a Justiça vem incluindo o Direito Antidiscriminatório em suas decisões e disse que professores negros são necessários nos cursos de Direito. 

Também estavam presentes na mesa o vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica, a diretora secretária-geral adjunta da Secional, Dione Almeida, o diretor tesoureiro da Ordem paulista, Alexandre de Sá Domingues, a conselheira Secional e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da entidade, Priscila Akemi Beltrame, a promotora de Direitos Humanos do MPSP, Anna Trotta Yarid, e a defensora pública do Estado de São Paulo, Vanessa Alves Vieira.

A I Jornada de Direito Antidiscriminatório da OAB SP aconteceu nos dias 19 e 20 de setembro, na sede da entidade, localizada na região central da capital paulista, e foi transmitida pelo canal YouTube da Secional. O evento também abordou os seguintes assuntos: proteção jurídica dos povos de terreiro; combate ao discurso de ódio e a ascensão do neonazismo no Brasil; violência obstétrica, direito antidiscriminatório LGBTQIA+; seletividade penal e segurança pública; trajetos de uma comunidade chamada “cracolândia”; tecnologia, desigualdade e direito; e governança corporativa e compliance antidiscriminatório.