Skip to main content
ComissõesNotícias

CRADV23: trilha de aprendizagem ‘Startando a Carreira’ faz sucesso na Universidade Municipal de São Caetano do Sul

By 18 de maio de 2023junho 15th, 2023No Comments
CRADV23: trilha de aprendizagem ‘Startando a Carreira’ faz sucesso na Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Parte do programa das Conferências Regionais da Advocacia de 2023, trilha voltada para estudantes de Direito e recém-ingressos na OAB SP tem sido sucesso de público

Durante a quinta Conferência Regional da Advocacia (CRADV23), que foi realizada na última sexta-feira (12) em São Caetano do Sul, a Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) reuniu na trilha de aprendizagem “Startando a Carreira” muitos estudantes de Direito e recém-ingressos nos quadros da Secional, além de profissionais da classe já estabelecidos no mercado.

Realizado na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), o painel contou com palestras do advogado e professor de Ética, Marco Antonio Araujo Junior; da presidente e do vice-presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB SP, Ana Claudia Scalquette e Fábio Goulart, respectivamente; do líder do polo de São Paulo da Comissão, Rodrigo Scalquette; e da presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini.

“Exame de Ordem pelos craques” foi o tema da palestra de Araujo Junior, que visa a troca de informações para favorecer a aprovação nas duas fases da prova: objetiva e prático-profissional. “De cada dez pessoas que prestam o Exame de Ordem, duas ou três passam. As reprovações frustram, mas iniciar a carreira e se manter na advocacia é muito mais difícil. Por isso que costumo dizer que a aprovação na prova da OAB depende muito do momento de vida de cada candidato – a parte emocional conta muito”, comenta o professor.

Ele deu algumas dicas para os candidatos que participaram da palestra, como estudar um pouco todas as disciplinas obrigatórias e dedicar-se àquelas que mais caem no Exame, exercitar a interpretação de texto, manter a calma e, especialmente na segunda fase, não perder o controle do tempo durante a redação da peça.

“O Exame é pautado em três grandes estruturas: conhecimento, que deve ser focado em legislação atual, sendo bem pouco doutrinário; planejamento estratégico, pois o candidato precisa saber o que, onde e como estudar – identificando a melhor forma de conexão para aprendizagem (lembrando que as perguntas estão sendo mais práticas) –; e controle emocional, que exige uma atenção ainda maior”, resume Araujo Junior.

‘Passei no Exame de Ordem… E agora?’

No início de sua exposição, Goulart lembrou que a advocacia brasileira conta com 1,3 milhão de profissionais, e ressaltou que, “tão difícil quanto receber a carteira da OAB, é iniciar a graduação e concluir o curso de Direito”. “Adoro esta Comissão porque ela entrega humanidade. Reconhecemos a importância de transmitir confiança aos candidatos, por isso que estamos em todo polo de aplicação das provas, dando aquela força”, afirmou o vice-presidente de Estágio e Exame de Ordem da OAB SP.

“Não desprezem os pequenos começos (Zacarias 4:10)”, foi com essa frase bíblica que Patricia começou sua apresentação. Na ocasião, a presidente da OAB SP recordou o quão difícil foi seu primeiro caso como advogada; em seguida, Araujo Junior contou o dele. A ideia dos palestrantes foi apontar ao público presente na USCS que o mais importante é dar o primeiro passo.

Por fim, ela deu sete dicas para o sucesso na profissão: “crie músculos”, que é adquirir conhecimento; “explore a sua vantagem”, atuando no que você é bom; “conheça o seu adversário”, entendendo quem te julga; “estude o caso”, para estruturar a sua defesa com profundidade; “ensaie a jogada”, pensando como pode ser a audiência e preparando-se para intercorrências; “não desista”, pois, muitas vezes, o processo é ganho no final; e “haja sempre com ética”.