ComissõesNotícias

CRADV23: trilha de aprendizagem ‘Startando a Carreira’ faz sucesso na Universidade Municipal de São Caetano do Sul

By 18 de maio de 2023junho 15th, 2023No Comments

Parte do programa das Conferências Regionais da Advocacia de 2023, trilha voltada para estudantes de Direito e recém-ingressos na OAB SP tem sido sucesso de público

Durante a quinta Conferência Regional da Advocacia (CRADV23), que foi realizada na última sexta-feira (12) em São Caetano do Sul, a Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) reuniu na trilha de aprendizagem “Startando a Carreira” muitos estudantes de Direito e recém-ingressos nos quadros da Secional, além de profissionais da classe já estabelecidos no mercado.

Realizado na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), o painel contou com palestras do advogado e professor de Ética, Marco Antonio Araujo Junior; da presidente e do vice-presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB SP, Ana Claudia Scalquette e Fábio Goulart, respectivamente; do líder do polo de São Paulo da Comissão, Rodrigo Scalquette; e da presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini.

“Exame de Ordem pelos craques” foi o tema da palestra de Araujo Junior, que visa a troca de informações para favorecer a aprovação nas duas fases da prova: objetiva e prático-profissional. “De cada dez pessoas que prestam o Exame de Ordem, duas ou três passam. As reprovações frustram, mas iniciar a carreira e se manter na advocacia é muito mais difícil. Por isso que costumo dizer que a aprovação na prova da OAB depende muito do momento de vida de cada candidato – a parte emocional conta muito”, comenta o professor.

Ele deu algumas dicas para os candidatos que participaram da palestra, como estudar um pouco todas as disciplinas obrigatórias e dedicar-se àquelas que mais caem no Exame, exercitar a interpretação de texto, manter a calma e, especialmente na segunda fase, não perder o controle do tempo durante a redação da peça.

“O Exame é pautado em três grandes estruturas: conhecimento, que deve ser focado em legislação atual, sendo bem pouco doutrinário; planejamento estratégico, pois o candidato precisa saber o que, onde e como estudar – identificando a melhor forma de conexão para aprendizagem (lembrando que as perguntas estão sendo mais práticas) –; e controle emocional, que exige uma atenção ainda maior”, resume Araujo Junior.

‘Passei no Exame de Ordem… E agora?’

No início de sua exposição, Goulart lembrou que a advocacia brasileira conta com 1,3 milhão de profissionais, e ressaltou que, “tão difícil quanto receber a carteira da OAB, é iniciar a graduação e concluir o curso de Direito”. “Adoro esta Comissão porque ela entrega humanidade. Reconhecemos a importância de transmitir confiança aos candidatos, por isso que estamos em todo polo de aplicação das provas, dando aquela força”, afirmou o vice-presidente de Estágio e Exame de Ordem da OAB SP.

“Não desprezem os pequenos começos (Zacarias 4:10)”, foi com essa frase bíblica que Patricia começou sua apresentação. Na ocasião, a presidente da OAB SP recordou o quão difícil foi seu primeiro caso como advogada; em seguida, Araujo Junior contou o dele. A ideia dos palestrantes foi apontar ao público presente na USCS que o mais importante é dar o primeiro passo.

Por fim, ela deu sete dicas para o sucesso na profissão: “crie músculos”, que é adquirir conhecimento; “explore a sua vantagem”, atuando no que você é bom; “conheça o seu adversário”, entendendo quem te julga; “estude o caso”, para estruturar a sua defesa com profundidade; “ensaie a jogada”, pensando como pode ser a audiência e preparando-se para intercorrências; “não desista”, pois, muitas vezes, o processo é ganho no final; e “haja sempre com ética”.