Skip to main content
CAASPNotícias

Contra o estresse, CAASP oferece aulas on-line gratuitas de ioga e ginástica funcional

By 23 de setembro de 2022No Comments
Contra o estresse, CAASP oferece aulas on-line gratuitas de ioga e ginástica funcional

Por uma vida mais saudável para advogados e advogadas, a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) oferece aulas de ioga e ginástica funcional de forma remota, gratuitamente. Hoje, a prática de ginástica acontece todas as terças e quintas-feiras, às 18h, e contam com 991 participantes. Já as aulas de ioga são ministradas todas as segundas, quartas e sextas-feiras, às 20h, e reúnem 1.347 inscritos. As atividades são contínuas e sem prazo de inscrição (participe clicando aqui).

Além de melhorar a condição física, os exercícios favorecem a saúde mental, como mostra vasto volume de matérias especializadas, como a que foi publicada há pouco tempo no site do Hospital Santa Mônica (acesse). Pessoas que se exercitam regularmente conseguem notar diferenças em seu físico e na qualidade de vida, passam a dormir melhor, relaxam, melhoram memória e passam a enxergar a vida de maneira mais positiva. É uma ferramenta poderosa contra depressão, ansiedade, estresse, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtornos de Estresse Pós-Traumático (TEPT).

O exercício físico promove o crescimento neural, sensação de calma e bem-estar; libera endorfina, que é uma substância química de extrema importância para o combate à depressão e ao estresse, pois relaxa os músculos e alivia a tensão do corpo; além de ajudar na concentração. Confira os benefícios da ioga e da ginástica funcional, conforme publicações especializadas:

Redução de estresse

O alívio do estresse pode ser percebido já nas primeiras aulas. A concentração exigida durante a prática, aliada às meditações, é uma das responsáveis pela diminuição desse mal. Com a redução do estresse, seu corpo equilibra os hormônios e regula o sistema nervoso.

Mais concentração

A atividade demanda muita atenção na execução das posturas, evitando a distração em torno de pensamentos aleatórios. Essa atenção vai se estender não só durante as aulas, mas em qualquer função que for realizar no dia a dia.

Maior aceitação

A prática estimula o entendimento melhor sobre si mesmo. Assim, durante a aula, você entende e respeita seus limites e mantém em mente que a comparação só traz frustração.

Reforço à memoria

A ioga proporciona melhora na circulação sanguínea, graças à resposta positiva aos estímulos. Isso favorece a atividade cerebral, com aumento da capacidade de memória.

Ajuda a perder peso

A prática pode auxiliar no emagrecimento, pois reduz o estresse e a ansiedade – dois fatores diretamente relacionados à alimentação. A prática da ioga também colabora com a queima de calorias, que pode ser em maior ou menor quantidade, conforme a intensidade dos exercícios.

Melhora a qualidade do sono

O relaxamento e a redução do estresse, proporcionados pelas aulas, podem ajudar a dormir melhor. E você ainda pode incluir a prática antes de deitar, priorizando exercícios de respiração, que reduzem o ritmo do corpo para descansar.

Fortalece a musculatura

A ioga colabora para o fortalecimento muscular. Os exercícios não trabalham apenas com o alongamento dos músculos e a flexibilidade, mas, também, aumentam sua força.

Melhora o equilíbrio

Mais equilíbrio significa menos quedas, certo? E não é só isso: a consciência corporal trazida pela ioga pode ser percebida em todos os movimentos do seu corpo, cuidando para não sobrecarregá-lo.

Alivia dores no corpo

Os exercícios de postura e alongamento ajudam a liberar a tensão e dar flexibilidade aos músculos, aliviando dores causadas por problemas como escoliose, hérnia de disco, fibromialgia e contraturas musculares.

Controla a pressão e os batimentos cardíacos

A ioga promove melhora do funcionamento do coração e dos pulmões, pois regula o sistema nervoso e beneficia a circulação sanguínea, os batimentos do coração, a pressão, além de equilibrar o sistema endócrino, controlando os níveis de hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina.