Skip to main content
CAASPNotícias

Conheça os vencedores do XXI Torneio de Xadrez OAB SP-CAASP

By 12 de setembro de 2022No Comments
Conheça os vencedores do XXI Torneio de Xadrez OAB SP-CAASP

O Departamento de Esportes e Lazer da CAASP realizou, no último sábado (10), o XXI Torneio de Xadrez OAB SP-CAASP. O auditório da sede da entidade foi preparado para receber a competição, que reuniu 18 participantes. Decidido em cinco rodadas, com tempo de reflexão de 15 minutos, os jogos foram conduzidos pelos árbitros Vinícius Saito e Christian Georges Augustopoulos. Apesar de acirrado, o clima de confraternização dominou o evento.

Veja fotos aqui.

“Neste evento, ninguém perde. Todos que entraram neste auditório são vencedores, porque se desafiaram a cada lance, a cada rodada, para serem melhores enxadristas e pessoas”, disse o diretor da CAASP, Edivaldo Mendes da Silva, na entrega dos troféus e medalhas aos participantes.

O primeiro lugar ficou com Marcos Guilherme Monteiro Jorge, que levantou a taça da competição pela vigésima-segunda vez, considerados os torneios presenciais e on-line. “Tratou-se da segunda edição presencial, depois de um longo período de isolamento que tivemos em razão da pandemia. Foi muito bom rever os amigos”, declarou o campeão.

O segundo colocado foi Cléber Moreira de Holanda. O vice-campeão destacou o papel do jogo na promoção da saúde mental da advocacia: “O xadrez ajuda no exercício criativo do cérebro, auxiliando na promoção da nossa longevidade. Além disso, existe o fator da sociabilização”.

O terceiro lugar foi para Milton Okamoto. O Departamento de Esportes e Lazer da entidade também premiou o melhor competidor máster, Horácio Prol Medeiros.

Duas mulheres participaram do torneio presencial – a advogada Luciana Maria dos Santos e Carolina Helena Christofoletti, jovem de 14 anos, filha da advogada Adriana Regina de Piza. Entre elas, Luciana foi a que teve a maior pontuação e, por isso, levou para casa o troféu da categoria feminina.

“Já participo dos torneios on-line. Poder conhecer e jogar pessoalmente com os colegas que a gente viu só por tela foi uma experiência muito boa para mim. É claro que, no presencial, a gente fica até mais nervosa, mas acabou sendo um nervosismo positivo”, contou Luciana.

Adriana contou à reportagem porque, apesar de não jogar xadrez, quis trazer a filha para participar do torneio. “Ela é uma pessoa bastante competitiva, ficou superanimada para participar. Meu intuito foi justamente propiciar a ela um desafio, já que, em geral, ela joga com jogadores da mesma idade. É um aprendizado de resiliência”, afirmou a mãe da jovem enxadrista. Carolina começou no torneio enfrentando nada menos que Marcos Monteiro Jorge.  Entre muitos erros e alguns acertos ao longo do torneio, ela observou: “Saio daqui uma jogadora melhor”.

O Departamento de Esportes e Lazer da CAASP homenageou com medalhas os enxadristas do quarto ao décimo lugar.

Premiados

1º Lugar – Marcos Guilherme Monteiro Jorge

2º Lugar – Cleber Moreira de Holanda

3º Lugar – Milton Massato Okamoto

4º Lugar – Richard Paulo Ananias

5º Lugar – Luiz Carlos Rodrigues

6º Lugar – Arnor Serafim Júnior

7º Lugar – Leandro Sarcedo

8º Lugar – Paulo Rogério dos Santos

9º Lugar – Paulo Ribeiro de Ladeira

10º Lugar – Cristiano Ferraz de Arruda