Skip to main content
CAASPNotíciasÚltimos Destaques

Confira o artigo da presidente da CAASP, Adriana Galvão

By 6 de janeiro de 2022janeiro 10th, 2022No Comments
Uma gestão profissional, transparente e integrada - leia artigo da presidente da CAASP, Adriana Galvão

Uma gestão profissional, transparente e integrada

Por Adriana Galvão, presidente da CAASP

A missão do gestor ou gestora é ser vocacionado, percorrer o dia a dia da empresa ou da instituição que comanda como parte viva dela, conhecer e reconhecer cada um dos colaboradores em suas respectivas competências e eventuais deficiências, lançar e abraçar iniciativas, identificar problemas e apontar soluções. Gerir, portanto, é tarefa para pessoas de natureza gregária.

À frente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, nós, cinco diretoras e cinco diretores eleitos pela advocacia paulista, nos comprometemos com uma gestão integrada e empreendedora. Nossa inovação decorrerá da percepção in loco da realidade da classe, suas carências e seus anseios. Nesse sentido, para a CAASP 2022 não existem barreiras territoriais – a advocacia, para nós, está na Capital, no Interior e no Litoral com os mesmos peso e importância.

Administrar a CAASP exige respeito para com um corpo técnico altamente qualificado que opera áreas tão diferentes entre si: são profissionais de saúde que organizam campanhas preventivas e gerenciam farmácias, especialistas do mercado editorial que cuidam do abastecimento de livrarias, dentistas que atuam nos consultórios odontológicos da entidade, assistentes sociais que desvendam as necessidades da parcela carente da advocacia, designers e programadores de comércio eletrônico que pilotam nossa loja virtual e muitos outros.

A gestão que se inicia na Caixa de Assistência enxerga o rigor fiscal como princípio indispensável. Nada será despendido de modo alheio à atividade-fim da entidade, qual seja promover o bem estar de advogados e advogadas. Não nos esqueçamos: os recursos com que trabalhamos são advindos de parcela da anuidade que os colegas pagam à Secional e nos cabe devolvê-los à classe na forma de serviços e benefícios, com transparência absoluta.

Por um momento, acreditamos que a terrível pandemia que nos afligiu por dois anos, isolou-nos do convívio social, obrigou-nos a novas formas de trabalho e nos impôs perdas irreparáveis terminava na última quadra de 2021. Na hora em que escrevo este artigo, contudo, a despeito da significativa queda de internações e mortes por Covid-19, o número de contaminações volta a subir impulsionado por uma nova variante do vírus, exigindo máxima atenção aos protocolos definidos pelas autoridades sanitárias. A CAASP, antecipo, está preparada para quaisquer adequações na prestação de serviços que porventura se façam necessárias conforme o andamento da pandemia, mas nossa crença, embasada nas projeções da ciência, é de que a etapa seguinte à presente será a vitória completa sobre o coronavírus, consagrando a vacina como a maior conquista médica e científica da história de humanidade.

Pela primeira vez desde que foram criadas, a CAASP e a OAB SP são comandadas por mulheres, fator carregado de forte simbolismo, mas não só isso. A liderança feminina nas instituições traz à pauta, como prioridades, questões identitárias antes tratadas como secundárias no seio da advocacia. Estaremos ao lado da Secional nas lutas por igualdade, respeito às minorias e combate a todas as formas de preconceito, certos de que, assim, estaremos dando nossa contribuição para que o Brasil caminhe sob uma democracia de fato.