ComissõesNotíciasÚltimos Destaques

OAB SP e Aliança Nacional LGBTI+ se unem para combater a LGBTfobia

By 11 de fevereiro de 2022No Comments
OAB SP e Aliança Nacional LGBTI+ se unem para combater a LGBTfobia

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP), Patricia Vanzolini, reuniu-se na última quarta-feira (9) com os representantes da Aliança Nacional LGBTI+, João Renato Leone Bonaldi e Lucas Almeida Franceschi, para reforçar o compromisso de sua gestão no enfrentamento à LGBTfobia e receber a Carta da Diversidade, que visa promover a Plataforma Nacional de Direitos Humanos e de Cidadania das Pessoas LGBTI+ para o Estado Brasileiro – incluindo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

“A OAB SP, comprometida com o Estado Democrático de Direito e dentro de suas atribuições legais, tem que respeitar e promover os direitos da população LGBTI+. Por isso, a Secional está à disposição da Aliança para pensar possíveis parcerias em favor do combate à LGBTfobia. Vale lembrar que temos pela primeira vez no conselho da entidade uma advogada transexual, a Dra. Márcia Rocha, que vai acompanhar de perto todas as questões ligadas ao tema”, comenta Patricia.

Também participaram do encontro o vice-presidente da Secional, Leonardo Sica; a secretária-geral da OAB SP, Daniela Marchi Magalhães, a presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero, Heloisa Helena Cidrin Gama Alves; a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp), Adriana Galvão Moura Abílio; o coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual do Governo do Estado, Marcelo Martins Ximenez Gallego, e a coordenadora da Aliança Nacional LGBTI+ no município de São Paulo, Rachel Macedo Rocha.

Fundada em 2003, a Aliança é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) pluripartidária e sem fins lucrativos que atua na defesa dos Direitos Humanos e na promoção da cidadania da população LGBTI+ em todo o território nacional. “No documento entregue à OAB SP, a OSC explica tudo o que ela faz, seus objetivos e quais são os projetos que espera apoio, não só dos poderes constituídos, mas, também, de entidades de classe importantes – como é o caso da Ordem”, comentou Heloisa, que intermediou a agenda.

Adriana, que também foi a primeira presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB SP (2011/2018), fez questão de ressaltar o compromisso da Caasp para a construção de parcerias que fortaleçam o trabalho da Aliança Nacional LGBTI+.

Na visão da atual presidente da comissão, a reunião foi de suma importância porque reforça o comprometimento da Secional com a defesa dos direitos das pessoas LGBTI+. “Como a Aliança é uma rede de promoção da cidadania dessa parcela da população, nossa aproximação é essencial. Reforço nosso compromisso de sempre ouvir a sociedade civil quanto aos seus anseios e informá-la como podemos ajudar na defesa direitos da população LGBTI+ e no enfrentamento da LGBTfobia”, conclui Heloisa.