Skip to main content
ComissõesEventos/NovidadesNotícias

Evento da OAB SP discute a discriminação de gênero e raça no trabalho e o direito constitucional ao emprego

By 3 de maio de 2022maio 10th, 2022No Comments

Encontro conta com abertura de Patricia Vanzolini, presidente da Secional paulista, e com a participação de grandes nomes do Direito 

A OAB SP promove no dia 9 de maio, a partir das 14h, evento híbrido que discutirá o rol de garantias e direitos previstos na Constituição Federal (CF) de 1988 frente à discriminação de gênero e raça nas relações de trabalho, que na maioria das vezes tem como vítimas as mulheres, negros e população LGBTQIA+.

Com a participação de expoentes da luta pela igualdade de direitos, o evento trará quatro painéis que abordarão a mulher na CF; machismo; etarismo; políticas de diversidade e inclusão; assédio e discriminação; a Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho que estabelece o direito ao trabalho decente; e a perspectiva de gênero e raça no sistema de Justiça e no ambiente corporativo. 

De acordo com Dione Almeida, Secretária-Geral Adjunta da Secional paulista da OAB, a discriminação de gênero e raça nas relações de trabalho é uma discussão que deve ser debatida por todos, e a OAB SP tem papel fundamental no combate à discriminação.

“Segundo dados da pesquisa Estatísticas de Gênero do IBGE, de março de 2021, o nível de escolaridade das mulheres é superior ao dos homens e, mesmo assim, gênero ainda é um obstáculo para acessar e ascender no mercado de trabalho da advocacia e também na sociedade. Essa dificuldade é agravada pela raça, e por isso a ideia do evento para tratar do direito fundamental ao trabalho decente”, afirma Dione.  

O evento é promovido pela Comissão de Direito Constitucional, presidida por Fábio Santana, e pela Comissão da Mulher Advogada, presidida por Isabela Castro, por meio do Grupo de Trabalho Direito e Desigualdade de Gênero nas Relações de Trabalho, coordenado por Dione Almeida. 

Veja a programação completa no link. Para inscrições, acesse o site Sympla.

Serviço

A Constituição de 1988 e a Discriminação de Gênero e Raça nas Relações de Trabalho

Data: 9 de maio (segunda-feira)

Horário: das 14h às 18h 

Local: Sede Institucional da OAB SP – Rua Maria Paula, 35 – 2º andar, Centro, São Paulo/SP

Transmissão: WebTV OAB SP