CAASPNotíciasSaúde e Benefícios

Começa Campanha de Vacinação contra Gripe Influenza/H1N1 na CAASP e na OAB SP

By 3 de abril de 2020fevereiro 10th, 2021No Comments

A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo dá inicio nesta segunda-feira (06/04) à Campanha de Vacinação contra Gripe 2020. A ação preventiva começará em dois locais: na sede da CAASP (Rua Benjamin Constant, 75, Centro, Capital) e na OAB SP (Rua Maria Paula, 35, Centro, Capital). Em ambos os endereços a vacinação se estenderá até 30 de abril, sempre de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 10h às 16h.

O posto instalado junto à OAB Maria Paula, que funcionará pelo sistema drive-thru, será exclusivo a idosos (a partir de 65 anos), gestantes e pessoas com deficiência. As guias de participação devem ser adquiridas antecipadamente no site da Caixa (AQUI). Não haverá entrega de guias nos locais de vacinação.

Na semana que vem, os veículos de comunicação da CAASP publicarão o cronograma de vacinação nas Subseções da OAB SP, cujo início está previsto para a semana seguinte, em 13 de abril.

A Campanha CAASP de Vacinação contra Gripe, neste ano, sairá ainda mais em conta para a advocacia do que na edição passada: R$ 57,00. Será gratuita a vacinação para aqueles com mais de 65 anos.

“A Campanha de Vacinação contra Gripe foi organizada pela Caixa de modo a cobrir a demanda da advocacia de forma confortável e segura. Sabemos das implicações excepcionais que existem neste ano por conta da pandemia de coronavírus, que a todos aflige. Por isso, as tratativas com a empresa que praticará o ato vacinal foram extremamente detalhistas”, afirma a vice-presidente da CAASP, Aline Fávero. Para evitar aglomerações, serão abertos lotes limitados de vacinas semanalmente.

A advocacia tomará a vacina quadrivalente, que imuniza contra gripes sazonais e H1N1. “É sabido que a vacina a ser aplicada ainda não imuniza contra o novo coronavírus. Mas garante a proteção das pessoas contra as demais gripes, evitando uma possível concorrência de sintomas com a Covid-19. Esperamos a participação em massa da advocacia”, concita o presidente da Caixa de Assistência, Luís Ricardo Vasques Davanzo.

Segundo o presidente da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, “a saúde preventiva, mais do que nunca, é pauta prioritária da Ordem e da Caixa. Neste momento, em que todos vivemos as agruras provocadas por uma pandemia sem precedente, barrar uma segunda fonte de infecção viral é fundamental”.

As equipes de vacinação e o corpo técnico da CAASP orientarão os participantes nos locais para que sejam observados os procedimentos de segurança necessários para evitar a disseminação do coronavírus. Pede-se a todos que utilizem, se possível, roupas que facilitem o ato vacinal, evitando-se paletós e mangas compridas. É importante também que o participante se dirija ao local já com a guia impressa e assinada.

A Caixa de Assistência pede a cada participante a doação de um quilo de alimento não perecível ou um kit de higiene (sabonete, creme dental e escova de dentes), a ser entregue a moradores de rua.

A GRIPE – Doença altamente contagiosa, é transmitida por gotículas respiratórias que facilmente se disseminam no meio ambiente. Ações simples como lavar as mãos e evitar tocar boca e nariz podem evitar contaminação com o vírus influenza.

Como muitas vezes não se pode evitar o contato com pessoas infectadas, a solução mais eficaz é tomar a vacina, indicada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como maneira efetiva de se prevenir contra a doença, que pode mudar a rotina de vida do paciente e determinar a ausência ao trabalho.

A vacina contra gripe não pode ser administrada em indivíduos com histórico de reação alérgica a componentes do ovo, timerosal (Merthiolate), neomicina e em estado febril. Passada a fase da febre, a vacina pode ser aplicada normalmente.

Nas primeiras 48 horas após a aplicação, podem surgir reações locais como dor leve, vermelhidão ou endurecimento no local da aplicação e, na pior das hipóteses, febre baixa. O início da proteção dá-se entre o décimo e o décimo-quarto dia após a aplicação.