CAASPNotícias

Circuito de Xadrez On-line da Advocacia: Monteiro Jorge conquista seu 17ª título

By 30 de março de 2022No Comments

Organizada pelo Departamento de Esportes e Lazer da CAASP, área de responsabilidade do diretor Edivaldo Mendes da Silva, a segunda etapa do 4º Circuito de Xadrez On-line da Advocacia aconteceu no dia 27 de março. Marcos Guilherme Monteiro Jorge foi o campeão da edição, que contou com a participação de 64 outros advogados e advogadas enxadristas.

As partidas aconteceram via plataforma Lichess e os jogos cumpriram as normas do chamado sistema suíço, de até sete rodadas, a depender do número de participantes, com tempo de reflexão de dez minutos e bônus de dois segundos por lance, sob condução do árbitro Mauro Amaral, da Confederação Brasileira de Xadrez.

17 vezes campeão

Com a vitória, Marcos Guilherme Monteiro Jorge chegou ao seu 17º título em torneios de xadrez da advocacia, somadas as modalidades presencial e on-line. Apesar da marca, o advogado é modesto e não se considera imbatível. “Em relação aos adversários, todos são fortes e podem nos vencer a qualquer momento”, disse o campeão.

Ainda assim, ele não esconde sua vontade e trabalho para buscar a vitória sempre: “Meu estilo de jogo é uma espécie de agressivo-posicional, estou sempre lutando pela iniciativa. Acredito que minhas principais qualidades como jogador são a persistência, a resistência e a determinação na busca da vitória”.

Mestre pela Confederação Brasileira de Xadrez, Monteiro Jorge enumerou alguns fatores determinantes na preparação de todo enxadrista que deseja ser campeão. “Analisar os jogos do oponente, verificar seu estilo, como reage em certas posições, suas preferências de abertura, suas fraquezas; estudar todas as fases do xadrez – abertura, meio-jogo e final, bem como o cálculo e a estratégia”, elencou, e prosseguiu: “A preparação física, incluindo alimentação e boas noites de sono, e um bom preparo psicológico também são importantes, além de aulas com mestres, uso de programas como ferramenta de aprendizado e treino, estudo minucioso de partidas de campeões do passado e participação frequente em torneios”.

Estreia

Com o vice-campeonato da segunda etapa do 4º Circuito de Xadrez On-line da Advocacia ficou o advogado Cassius Alexandre da Silva. Trata-se de um velho conhecido dos enxadristas da advocacia: por 12 anos, ele foi árbitro da competição entre advogados, colaborando com o Departamento de Esportes e Lazer da Caixa de Assistência na organização dos torneios.

“Sou um apaixonado pelo xadrez e tenho um carinho muito grande por estes torneios da CAASP. Sempre foi meu desejo participar como jogador”, disse Silva. “Fiquei feliz com o vice-campeonato. É uma colocação de bom tamanho, pois o nível dos competidores é alto”, complementou, para, em seguida, mandar um recado bem humorado ao campeão Monteiro Jorge: “Já avisei a ele para se preparar, pois vou correr atrás”.

Melhor master

Como descrito no regulamento do 4º Circuito de Xadrez On-line da Advocacia, os três primeiros colocados de cada edição na classificação geral ganham troféus. Assim, também receberá uma taça do torneio em sua casa o advogado Marcelo Varestelo, que alcançou a terceira colocação em 27 de março.

O troféu de melhor competidor master da etapa ficou com Chead Abdalla Junior, de 63 anos.

Por sua vez, os enxadristas do quarto ao décimo lugares receberam medalhas. A classificação geral da segunda etapa do circuito ficou assim, a partir do quarto lugar: Rubens Rodrigues da Silva (4º colocado), Horacio Prol Medeiros (5º), Luciana Maria dos Santos (6ª, destaque feminino da prova), Milton Massato Okamoto (7º), Rodrigo Bordalo Rodrigues (8º), Felipe Leandro Annibale (9º) e Richard Paulo Ananias (10º).

Esses dez primeiros classificados na segunda etapa do 4º Circuito de Xadrez On-line da Advocacia asseguram vaga para a grande final da temporada, em maio.