ComissõesNotícias

By 15 de julho de 2022No Comments
Campanha ‘Filho não é visita’ ganha artes impressas para conscientização

Objetivo é divulgar a ação por todo o Estado de São Paulo

A campanha “Filho não é visita”, que foi criada pela Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) – para conscientizar a sociedade sobre a importância do convívio familiar –, começou a ser divulgada por meio de artes impressas em Subseções, Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), fóruns, faculdades e Conselhos Tutelares de algumas cidades, como Santo André, São Bernardo, Diadema, Santos, Sorocaba e Sumaré.

Segundo a Secional, a campanha foi pensada pela Comissão de Advocacia de Família e Sucessões, por entender que as palavras “visitar”, “visita”, “visitação”, “visitante” – e todas as que daí derivam – precisam ser evitadas, quando o assunto é relação familiar. De acordo com a presidente da Comissão de Advocacia de Família e Sucessões da OAB SP, Silvia Felipe Marzagão, “a conversa sobre o exercício da parentalidade no cenário de pós-separação não pode ser permeada por esses termos”, por isso, a frase “Filho não é visita” deve ecoar por todo o Estado de São Paulo. “As imagens são ferramentas importantes para conscientização”, ressalta.

Silvia explica, ainda, que a palavra visita traz a ideia de algo transitório, descompromissado e supérfluo, que pode ou não acontecer, sem consequências relevantes.  “O dicionário define visitar como o ato de ir ver alguém, basicamente por cortesia, no local em que se encontra. Nem de longe, essa palavra é capaz de expressar a importância e a complexidade da relação de cuidado e da manutenção do vínculo dos filhos com ambos os genitores. Por isso, sugerimos sua substituição por convivência: viver com proximidade”, destaca ela.