Skip to main content
CAASPNotícias

Campanha CAASP de Prevenção do Câncer de Próstata: confira a rede atendimento

By 27 de outubro de 2022novembro 4th, 2022No Comments
Campanha CAASP de Prevenção do Câncer de Próstata: confira a rede atendimento

A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) realiza em todo Estado, de 1º de novembro a 1º de dezembro, a Campanha CAASP de Prevenção do Câncer de Próstata 2022, destinada a advogados, estagiários e dependentes cadastrados na entidade com idade a partir de 45 anos, incluindo mulheres trans. A iniciativa integra as atividades alusivas ao Novembro Azul, ação global de alerta sobre o câncer de próstata.

Os procedimentos contemplados pela ação preventiva – com subsídio de 50% – serão consulta urológica e exame para dosagem de PSA Total, a serem realizados em clínicas da rede referenciada da CAASP, conforme as listas nos links abaixo:

– REDE DE ATENDIMENTO CAPITAL

– REDE DE ATENDIMENTO INTERIOR, GRANDE SÃO PAULO E LITORAL

As guias devem retiradas na sede da entidade, nas Regionais e nos Espaços CAASP a partir de 28 de outubro.

“Segundo o Instituto Nacional do Câncer, estimam-se 65.840 novos casos de câncer de próstata por ano, de 2020 a 2022, no Brasil. É um número muito alto para uma doença que, com alguns hábitos saudáveis, pode ser evitada. E que, com detecção precoce, é curada, na maioria das vezes”, alerta o vice-presidente da CAASP.

“Convidamos os colegas advogados de todo o Estado a participarem da Campanha CAASP de Prevenção do Câncer de Próstata. Os procedimentos contemplados, com subsídio significativo da Caixa, podem vir a ser responsáveis por salvar muitas vidas”, concita a presidente da Caixa de Assistência, Adriana Galvão.

Conforme a Sociedade Brasileira de Urologia, que recomenda o rastreamento, ações preventivas, como a da Caixa de Assistência, resultam em redução significativa da mortalidade em decorrência do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer “José Alencar Gomes da Silva”, muitos homens, já com câncer de próstata, não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, eles são parecidos com os provocados pelo crescimento benigno da próstata, como dificuldade de urinar ou necessidade de urinar mais frequente.

detecção do câncer de próstata é feita pelos exames clínico (toque retal) e de dosagem da substância produzida pela próstata – antígeno prostático específico (PSA, sigla em inglês) -, que podem sugerir a existência da doença e indicar a realização de exames complementares de imagens – ultra-sonografia ou ressonância magnética -, determinando a necessidade ou não da realização de biopsia prostática transretal.

Uma dieta com pouca gordura e rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais contribui para a diminuição do risco de desenvolvimento de vários tipos de câncer, entre os quais o de próstata. Trinta minutos diários, no mínimo, de atividade física, redução do consumo de álcool e tabaco também são atitudes recomendáveis.