CAASPNotícias

Caminhada Outubro Rosa – Novembro Azul: mobilização e conscientização contra o câncer

By 1 de dezembro de 2022dezembro 5th, 2022No Comments
Caminhada Outubro Rosa - Novembro Azul: mobilização e conscientização contra o câncer

Mais de 200 advogadas, advogados e familiares de diferentes cidades do Estado de São Paulo participaram, no último domingo (27), da Caminhada Outubro Rosa – Novembro Azul, promovida pela Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP). Foi marcante a mobilização pelo combate ao câncer de mama e ao câncer de próstata e pela conscientização da importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce.

A concentração aconteceu às 7h, em frente à Igreja Nossa Senhora da Consolação. Instrutores da DLB Assessoria Esportiva, empresa parceira do Clube de Serviços da CAASP, ministraram uma sessão de alongamento. Às 8h, a advocacia seguiu para o Elevado Presidente João Goulart (Minhocão), num percurso de cinco quilômetros (ida e volta).

Veja as fotos aqui.

A tesoureira da CAASP, Solange de Amorim Coelho, e o diretor de Esportes e Lazer, Edivaldo Mendes da Silva, lideraram a caminhada da advocacia. “Este é um evento simbólico, que lembra a advocacia da importância de cuidar da própria saúde. O advogado é o profissional que, muitas vezes, cuida dos problemas dos outros e esquece-se de si próprio”, declarou ela.

“Este evento ressalta a importância do quão necessário é prevenir e detectar precocemente qualquer doença que possa nos atingir. Os homens, em especial, têm muito esse comportamento de deixar para procurar o médico apenas quando os sintomas já estão presentes, então, este evento ajuda os advogados a quebrarem este tabu”, disse ele.

Momentos emocionantes marcaram Caminhada Outubro Rosa – Novembro Azul, como o discurso proferido pela presidente da 110ª Subseção da OAB SP, Silvia Brito de Araújo. Em 2020, aos 48 anos, Silvia foi diagnosticada com câncer de mama. “Foi num exame preventivo de mamografia que detectei o câncer, em estágio inicial. Por isso, hoje, eu me sinto imbuída de alertar as mulheres aqui presentes sobre a importância dos exames preventivos. Graças à detecção precoce, não precisei retirar a mama, o que já foi uma vitória, mas passei por um tratamento muito sofrido com quimioterapia e radioterapia”, contou a presidente.

“Aquelas que estão em tratamento ou que conhecem alguém em tratamento contra o câncer, tenham fé, confiança, não desistam. Não há tempestade que dure para sempre. Tudo na vida passa e eu sou exemplo disso, pois estou aqui, hoje, contanto a minha história a vocês”, ressaltou a dirigente da OAB São Miguel Paulista, sob aplausos.

O advogado Márcio Rodrigues e sua família – os filhos Thomas e Nicolas e a esposa Patrícia, esta em tratamento de um câncer de mama -, saíram de casa, em Barueri, para prestigiar a caminhada da advocacia. “Muito boa esta experiência. Para além do incentivo ao esporte, por meio dessa caminhada, lembramos que a realização do exame preventivo salva vidas”, comentou Rodrigues.

A conselheira secional Alcenilda Alves Pessoa também compartilhou sua história de luta contra a doença: “Em 2002, fui vítima de um câncer e contei com o amparo da CAASP para o meu tratamento físico e psicológico, com indicações de hospitais e profissionais. Por isso, eu me emociono sempre que participo deste evento. Agradeço às diretorias da entidade e da OAB SP por manter viva esta iniciativa”.

“O grau de importância deste evento é elevadíssimo, por isso saí de minha casa para estar aqui, junto com os colegas, em prol de uma causa. Agradeço à diretoria da CAASP, na pessoa da presidente Adriana Galvão, pela iniciativa”, afirmou o presidente da Subseção de Nossa Senhora do Ó, Carlos Guarnica.

“Este é um evento para conscientizar a advocacia dos cuidados necessários com a saúde, pois, só assim, os colegas conseguirão trabalhar de forma salutar”, lembrou a conselheira secional Débora de Paula. Sua colega de Conselho da OAB SP, Alexandrina Rosa Dias, salientou: “Esta é uma iniciativa excelente e necessária, que chama atenção da advocacia para a prevenção dos cânceres, e que ainda integra a classe”.